Por Alessandra Morita | Foram 38.870 novas lojas de super, hiper, minimercados e atacarejos inauguradas no ano passado, segundo dados da Geofusion , empresa que se posiciona como um hub de soluções para inteligência geográfica de mercado. O número é 6% maior do que em 2021. O percentual pode parecer pouco, mas é importante lembrar que a alta acontece sobre um número já elevado.
Os formatos de varejo (super, hiper e minimercados) puxaram a expansão, com 35.962 unidades inauguradas em 2022, alta também de 6% sobre o ano anterior. Já os atacarejos cresceram 10% em número de inaugurações, atingindo 2.908 novas lojas.
Somando os anos de 2022 e 2021, as empresas do varejo alimentar abriram 75.446 unidades, sendo 5.548 de atacarejos e 69.898 de super, hiper e minimercados.
“Esse setor tem apresentado tendência de expansão. Ele é considerado um dos essenciais para o comércio varejista, sendo um dos poucos que conseguiram se manter bem mesmo durante o auge da crise sanitária”, afirma Thaís Baracat, analista de dados e inteligência de mercado da Geofusion.
Segundo a especialista, entre os fatores que contribuíram para o crescimento nesse período estão o fato de as pessoas ficarem mais tempo em casa e o aumento do consumo de alimentos nos próprios domicílios, além do pagamento do auxílio emergencial, que permitiu renda às famílias mais necessitadas.
Se considerarmos os planos de expansão divulgados pelas empresas do início de 2022 até agora, a curva de abertura se manterá ascendente. O Assaí , por exemplo, pretende fechar este ano com 40 inaugurações. Já o Carrefour planeja 70 lojas a mais da bandeira Atacadão, 47 de hipermercados e 7 Sam’s Club – a grande maioria em função da aquisição do Big.
Já o Mart Minas , que opera lojas de cash & carry, deve inaugurar 7 unidades neste ano. Outro mineiro, o Grupo ABC, divulgou seus planos de abrir 12 lojas em 2022.
Fonte: S.A. Varejo