Por Leandro Luize
Fogo amigo na Ultrafarma? Depois de anunciar sua entrada no clube das farmácias bilionárias e acelerar a expansão de lojas por meio do modelo de franquias, a rede pisou no freio e parece estar ganhando um concorrente bem familiar – o próprio dono. É o que indicam fontes ouvidas com exclusividade pelo Panorama Farmacêutico.
Reconhecido pelo mercado por seus rompantes na tomada de decisões, o empresário Sidney Oliveira estaria tirando recursos da Ultrafarma Popular – rede que iniciou operações há apenas quatro anos – para priorizar a abertura de PDVs da Farmácia Sidney Oliveira.
Com mais de 500 SKUs de suplementos e vitaminas, a linha de marcas próprias se tornaria uma bandeira. Inclusive, a companhia agendou para a manhã desta terça-feira (dia 28) uma apresentação desse plano, em evento voltado a proprietários de farmácias.
E a suspensão dos investimentos da Ultrafarma Popular foi confirmada pelo próprio diretor comercial Mario César, em entrevista ao portal Panorama PetVet. A alegação é de que a rede planeja trabalhar na melhoria de processos e encorpar a operação com segmentos como o de produtos pet. Mas recentes demissões colocam em xeque essas justificativas.
A primeira farmácia sob o regime de franquias começou a operar em 2019 no bairro paulistano de São João Clímaco. Em pouco mais de dois anos a bandeira somava 399 unidades em São Paulo, Distrito Federal e mais seis estados – Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e Santa Catarina. A meta era superar R$ 2 bilhões de faturamento com impulso da Ultrafarma Popular. Mas desde meados do ano passado, não há registros de inaugurações.
Debandada na área de expansão da Ultrafarma?
A apuração do portal indica que a rede deu início à desativação da área responsável pelo crescimento da Ultrafarma Popular. A empresa nega, mas o LinkedIn dos executivos não. E a Farmais seria o destino de boa parte desse time.
É o caso de Ricardo Oliveira, que deixou a gerência de expansão da Ultrafarma no último mês de fevereiro. Nesse mesmo período, Marina Cruz também migrou para a Farmais, menos de um ano após assumir a liderança no licenciamento de marcas.
Marca Sidney Oliveira motivou conflitos com franqueados
A rápida adesão de franqueados à Ultrafarma Popular logo se transformou em motivo de frustração. Tudo porque Sidney Oliveira estaria pressionando os parceiros a vender os produtos de sua marca própria com descontos agressivos.
As margens da linha Sidney Oliveira, que giravam em torno de 60% na loja própria, beiravam 25% nos PDVs franqueados, inviabilizando a redução drástica de preços. “A conta não fechava”, diz uma fonte. Mas as promoções continuaram em vigor na unidade da Ultrafarma em São Paulo (SP) e no e-commerce, o que tornou frequentes as reclamações de consumidores sobre discrepâncias no valor.
Fonte: Panorama Farmacêutico