Por Redação |
A Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) apresenta o Mapeamento de Fluxo de Visitas e Vendas em Shopping Centers e Lojas Físicas do Brasil, trazendo insights e informações para o setor. Os dados são oriundos da FX Data Intelligence e da F360°, investidas da HiPartners, Venture Capital focado em Retail Techs, e chancelados pela 4Intelligence e pela SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo. O estudo apresenta tanto a variação da quantidade de visitantes e vendas em relação ao mesmo período de 2021, como o comparativo com o mês anterior.
O mapeamento apresenta recortes regionais e por segmento. Na análise regional anual, a circulação de pessoas em lojas físicas em dezembro de 2022, foi puxada pela região Norte (21% contra 11% no mesmo mês de 2021). Seguida pelo Sudeste (14,5%). Demais regiões contaram com queda, destaque para Centro – Oeste (-4%).
Na leitura por segmento, homecenter destacou-se de forma positiva em dezembro, com avanço na visitação a esses estabelecimentos (49%), Lojas de Departamento (35%) e Moda (35%), também cresceram na comparação com o mesmo mês de 2021. Apenas três dos oito segmentos analisados contaram com contração no fluxo de visitação em dezembro de 2022 frente ao mesmo mês de 2021. São eles: Eletroeletrônicos (-28%), Utilidades Domésticas (-8%) e Calçados (-4%).
Em 2020 e 2021 a pandemia do Covid-19 impactou significativamente o varejo brasileiro. No primeiro ano, principalmente pela restrição na mobilidade urbana e, no segundo, por uma soma de novas ondas de contaminação e mudanças no hábito do consumidor: ora focado em consumo de bens duráveis, ora com ênfase nos serviços. Para 2022, os momentos de destaque no índice localizam-se em partes do meio e no fim de ano, são meses com sazonalidade puxados pelos feriados nacionais. O final de ano contou, ainda, com efeito da Copa do Mundo Fifa, quando nos dias de jogo da seleção brasileira de futebol, parte das atividades ficaram interrompidas durante as partidas da seleção brasileira.
O estudo ainda reúne informações específicas do mercado de shopping centers, como faturamento, quantidade de centros de compras e de lojas, geração de empregos, entre outros indicadores. O objetivo é, a partir do cruzamento destes dados, oferecer insights para os varejistas apoiarem suas estratégias de negócio.
Fonte: Nosso Meio