Por Leandro Luize
– A rede associativista Ultra Popular, uma das 12 redes com gestão centralizada pela Farmarcas, inicia um novo ciclo de expansão com a abertura da loja mil. A empresa alcança uma capilaridade conquistada por apenas outros quatro players – RD – Raia Drogasil, Grupo DPSP, Farmácias Pague Menos e Farmácias Associadas.
A nova unidade iniciou operações nesta segunda quinzena na cidade de Goiânia (GO). O Centro-Oeste, aliás, é um dos principais alvos do projeto de crescimento. A região já abriga pouco mais de 220 lojas, 23% do total. O Sudeste concentra 42% do volume de PDVs.
“Inaugurar essa milésima unidade traz boas lembranças sobre meu início no varejo associativista. A Ultra Popular já nasceu baseada nesse conceito, ilustrando com perfeição nosso propósito de estruturar redes de farmácias centradas nas necessidades dos clientes e com preços competitivos”, relata Edison Tamascia, presidente da empresa e também da Farmarcas.
Quarto maior grupo do varejo farmacêutico nacional em faturamento, a Farmarcas totalizou receita recorde de R$ 6,3 bilhões no ano passado. Desse montante, boa parte provém da Ultra Popular.
Farmácia associativista com foco no modelo popular
A primeira unidade da Ultra Popular abriu as portas em 2 de maio de 2012 na pequena cidade mineira de Campo Belo, de apenas 54 mil habitantes e de propriedade do empreendedor Giuliano Trindade. A criação da marca e todo o seu projeto de ideação foi concebido a partir de São Paulo, sede administrativa da empresa.
“A rede começou como uma espécie de piloto para que alguns associados da Febrafar pudessem trabalhar estratégias diferenciadas dentro do modelo popular. Em curto espaço de tempo, os resultados superaram as expectativas e alçaram o associativismo a um novo patamar”, lembra Edison Tamascia.
O próprio layout da loja foi projetado para assegurar elevado fluxo de clientes. “Evoluímos muito, mas lembro que nossas primeiras estratégias para captar consumidores estavam fundamentadas pelo preço baixo, garantido por uma negociação agressiva com a indústria. Nessa relação de ganha-ganha, a alta lucratividade da bandeira para os primeiros empreendedores começou a chamar atenção e atraiu parcerias com importantes laboratórios que duram até hoje”, comenta o diretor geral da Farmarcas, Paulo Costa.
Campanha reforçará divulgação da loja mil
Para marcar a chegada da loja mil, a empresa está lançando a ação 1000 vezes Ultra Popular, que prevê inclusive uma campanha de vendas para aumentar a visibilidade dos PDVs. “É uma ação que reforça a essência de uma rede que resume o compromisso da Farmarcas em proporcionar modernas ferramentas de gestão para as farmácias, condições comerciais privilegiadas e conhecimento de mercado para donos, gestores e funcionários”, conclui Tamascia.
Fonte: Panorama Farmacêutico