No ano passado, foram abertos 193 novos mercados Oxxo e lojas Shell Select, chegando em dezembro a um total de 1.468 unidades no Brasil, sendo 217 pontos da Oxxo
Por Stella Fontes
A crise da Americanas não altera a estratégia de expansão da rede Oxxo no Brasil, disse o presidente da Raízen, Ricardo Musa. A companhia é sócia da Femsa Comercio na joint venture Grupo Nós, que atua em lojas de conveniência e varejo de proximidade no Brasil por meio das marcas Shell Select e Oxxo.
“O Grupo Nós segue a estratégia traçada inicialmente [de abertura acelerada de novos pontos]. O plano de negócios é bastante sólido e nosso parceiro está satisfeito com os resultados. Ter menos competição é melhor, mas o plano está mantido”, afirmou, em teleconferência com analistas.
No ano passado, foram abertos 193 novos mercados Oxxo e lojas Shell Select, chegando em dezembro a um total de 1.468 unidades no Brasil, incluindo 217 pontos da Oxxo.
“As operações seguem ganhando tração, com crescimento da média de vendas (same-store sales), impulsionado pelo aumento no ticket médio e do tráfego nas lojas”, informou a Raízen, em comentário sobre os resultados do terceiro trimestre do ano safra 2022/23.
Segundo Mussa, na distribuição, a Raízen está entregando volumes menores de combustíveis, notadamente diesel, para postos bandeira branca e vai se concentrar em expansão e melhor atendimento à rede de postos Shell.
“Estamos aumentando market share em postos Shell e reduzindo no bandeira branca, porque não vemos muito futuro nesse segmento”, disse o executivo, em teleconferência sobre os resultados do terceiro trimestre do ano safra 2022/23.
A elevada informalidade na distribuição de combustíveis no país é comumente mais atribuída ao segmento de bandeira branca. Além disso, há diferença de retorno do negócio. Diferentemente do mercado brasileiro, na Argentina, onde a Raízen também atua, praticamente todos os distribuidores são integrados e têm redes embandeiradas, o que se reflete em maior eficiência e rentabilidade da distribuição, indicou a companhia.
“Estamos perdendo market share no mercado que a gente não quer e ganhando entre os embadeirados”, ressaltou Mussa.
Com a estratégia de priorizar os postos Shell, a Raízen elevou em 2% as vendas do ciclo Otto (gasolina e etanol) no trimestre no Brasil, para 3,13 milhões de metros cúbicos, mas reduziu em 5% os volumes em diesel, a 3,58 milhões de metros cúbicos.
Na aviação, os volumes cresceram 0,9%, a 216 mil metros cúbicos, com maior demanda na aviação executiva. Com o início das operações com a Azul neste ano, a expansão tende a ser mais forte, indicou a companhia.
No intervalo, o ambiente de negócios para a distribuição de combustíveis no país foi afetado pelo efeito da Copa na demanda, preços mais baixos da gasolina e do diesel e excesso de oferta de combustíveis.
Fonte: Valor Econômico