Esse montante equivale, em média, ao triplo do que vende uma loja da Drogasil, mostrando a relação ‘ganha-ganha’ desses programas
Por Redação
Um estudo da Lecupon, startup de programas de lealdade (vantagens, benefícios e fidelização de clientes), dá a dimensão do impacto dessas iniciativas para as empresas parceiras. Por exemplo: a rede de farmácias Drogasil vende, todo mês, R$ 2 milhões só com os programas de lealdade da Lecupon.
Para se ter uma ideia, esse montante equivale ao triplo do que vende mensalmente, em média, a loja da Drogasil. “É um caso emblemático para mostrar a relação ‘ganha-ganha’ dos programas de lealdade. São ganhos para os nossos clientes, que fidelizam os seus próprios; ganhos para as marcas parceiras nossas; e ganho para a Lecupon”, afirma o fundador e CEO da startup, Aluisio Diniz Cirino.
Essa relação demonstra o princípio da ‘economia colaborativa’, no qual o segmento de programas de lealdade está inserido, avalia Cirino. Afinal, tais programas fomentam, entre os clientes leais de uma empresa, o consumo de produtos e serviços de parceiros, as quais têm direito a vantagens como descontos e cashbacks. ‘Todos os elos da cadeia se beneficiam com esses ganhos’.
A Lecupon tem parceria com dezenas de marcas do varejo, magazines, e-commerce, redes de drogarias, postos de combustíveis, academias, aplicativos de transporte, locadoras, cosméticos, dentre outros produtos e serviços. Entre elas, a Drogasil.
No portfólio de empresas clientes da startup, as quais oferecem a seu público os benefícios dos programas de lealdade da Lecupon, estão desde multinacionais como Fiat, Jeep, Peugeot, a organizações como Unimed (Belo Horizonte), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Minas Gerais, OAB São Paulo, OAB Mato Grosso do Sul), Sicoob Coopsef, entre outras.
A plataforma desenvolvida pela startup a seus clientes é disponibilizada em forma de aplicativo e por navegador de internet. A tecnologia empregada é a Flutter, a mesma de aplicativos como iFood e Nubank. Também são utilizadas aplicações nativas a partir de um único código de base, o que viabiliza acesso por sistemas operacionais diversos.
Fundada em 2016 por Aluisio Diniz Cirino e Jonathan Becheleni, a Lecupon tem sede em Belo Horizonte. A startup adota o conceito de programas de lealdade, em vez de clube de benefícios ou de fidelidade. De acordo com Cirino, o conceito de lealdade abarca o de benefícios, vantagens e fidelidade, contudo, com maior profundidade, ao buscar promover no consumidor a ideia de leal, fã, engajado à marca.
Fonte: Panorama Farmacêutico