A rede de minimercados autônomos Be Honest deve dobrar de tamanho em cinco anos, impulsionada pela parceria recém fechada com o Grupo Coutinho, varejista capixaba
Por Bruna Soares
Com aproximadamente 250 unidades em sete estados, a rede de minimercados autônomos Be Honest deve dobrar de tamanho em cinco anos, impulsionada pela parceria recém fechada com o Grupo Coutinho, varejista capixaba dono das bandeiras Extrabom, Extraplus e Atacado Vem. “Fizemos um mapeamento de mercado no Espírito Santo e a expectativa é termos 200 lojas em até 5 anos”, revela Marco Túlio, Growth Hacker da Be Honest, em entrevista exclusiva ao Jornal Giro News. Além da expansão através da parceria, a empresa deve dar continuidade, nos outros estados, ao seu plano de expansão orgânico, que, em 2022, inaugurou 82 lojas no primeiro semestre. Lançada em 2020, a rede atua em parceria com o Grupo Supernosso desde 2021, quando o varejista mineiro entrou como sócio na operação.
Novo Modelo de Negócio
Assim como acontece em Minas Gerais, onde as lojas operam sob a bandeira Supernosso Be Honest, no Espírito Santo, as unidades levarão o nome Extrabom Be Honest. A parceria com o Grupo Coutinho faz parte de um novo modelo de negócio, chamado Equity Partner. “No começo do ano, criamos esse modelo para permitir que grandes varejistas tenham sociedade local com a Be Honest. A gente vai expor a marca deles dentro da casa das pessoas e eles vão ser nossos sócios, ou seja, vão participar do negócio em determinada região”, explica Marco. Segundo o executivo, o formato também é baseado em omnicanalidade, para que os varejistas ampliem seus canais de vendas. Hoje, a Be Honest tem PDVs em condomínios residenciais, empresas, faculdades, escolas e hospitais. “O mercado de lojas autônomas cresceu muito, teve um boom na pandemia, mas ainda é pouco explorado. Está longe de se tornar um mercado saturado, até nas grandes capitais.”
Expertise na Operação
Do parque de lojas da empresa, 240 são próprias. O modelo de franquias, iniciado neste ano, soma 10 unidades e 5 franqueados. “As parcerias nos ajudam muito a entender como crescer rápido e de forma rentável. Além de conhecimento de marca, os grandes varejistas trazem sua expertise, conhecimento de logística e abastecimento”, analisa o executivo. Atualmente, as categorias mais procuradas na Be Honest são cervejas, doces, balas, picolés e refrigerantes. De acordo com Marco, as lojas têm inventários no sistema, que registra cada produto vendido. Os estoques são separados dos varejistas parceiros e a reposição é feita de acordo com a saída dos produtos em cada loja. “Temos espaço reduzido, então precisamos ser eficientes no mix. Também podemos implementar, talvez, um marketplace, onde as pessoas possam anunciar seus produtos. Queremos estarmos mais próximos do dia a dia das pessoas”, conclui.
Fonte: GiroNews