O modelo, lançado em Palhoça (SC) no último mês, deve ganhar novas operações futuramente
Por Redação
O formato compacto foi a saída encontrada pelo Supermercados Imperatriz para driblar a falta de pontos comerciais grandes para instalação de suas lojas. O modelo, lançado em Palhoça (SC) no último mês, deve ganhar novas operações futuramente. “Está cada vez mais difícil encontrar bons pontos comerciais com o tamanho necessário. E isso começou a dificultar a instalação de novas lojas da rede Imperatriz, em locais que a gente queria estar presente. Então, essa questão do compacto abre um leque grande de possibilidades”, afirma Vidal Lohn Filho, Diretor de Marketing e Expansão da rede, em entrevista exclusiva ao Jornal Giro News. Para o executivo, o modelo deve concorrer com micro-operações instaladas em prédios e centro comerciais, que têm expandido de forma acelerada.
Expansão de Lojas Compactas
O posicionamento do formato se difere, também, das lojas express, tendo um mix com todas as categorias comercializadas em um supermercado, mas com quantidade de marcas reduzida e sortimento definido de acordo com as demandas locais. “Ele tem mais ou menos produtos de classe A, B ou C dependendo da população. É um conceito de compra rápida, com muito autosserviço e um pouco mais trabalhado na linha fresh, que a gente vem trabalhando bastante e tem dado um bom resultado.” O objetivo do Imperatriz é, após um período de testes, iniciar a expansão das lojas compactas, com áreas de 500 a 990 metros. “O modelo é para pontos com população relativamente alta, mas com dificuldade de espaço. Já temos outros projetos, em outras regiões daqui”, explica Vidal.
Nova Geração de Supermercados
Neste ano, o varejista inaugurou outros dois supermercados, que são as primeiras operações da chamada “quarta geração”. O conceito estreou em São José em março e, em julho, chegou a Joinville. “É o que consideramos o futuro dos supermercados, com experiência de compra. Tem que ter algo mais, não só a compra. Então tem linha fresh, área gastronômica com sushi, pizza, grelhados… além de produtos de hortifruti preparados para consumo, linha de rotisseria e wine bar”, destaca. Segundo o diretor, assim como o formato compacto, as lojas da quarta geração estão em análise, para posterior expansão. “Estamos prospectando uma análise de agosto a outubro e, depois disso, vamos prospectar as regiões. Acreditamos que o mais rápido seja o modelo compacto, porque será mais fácil de encontrar áreas disponíveis.”
Dois Novos Atacarejos
O investimento da rede em experiência de compra em seus negócios varejistas são para garantir atrativos às lojas físicas e diferenciá-las do cash & carry. “Quando se fala de atacarejo ou atacadista, o foco principal é preço. E o público da operação é quem é mais suscetível a preço. Não que em supermercados convencionais as pessoas não sejam suscetíveis a preço, mas elas também valorizam mais os serviços.” Com projeção de crescimento de 7% em faturamento para este ano, a empresa pretende expandir seu cash & carry até dezembro. Atualmente, a bandeira Brasil Atacadista tem oito unidades. “Vamos abrir dois atacarejos, em Joinville e Blumenau”, antecipa Vidal. Já sob a bandeira Imperatriz, são 21 supermercados e uma loja compacta, em sete municípios catarinenses.
Fonte: GiroNews