A empresa poderia dizer às marcas quantas pessoas acabaram comprando um item retirado de uma prateleira, quantas o devolveram e quantas compraram o produto do Amazon.com
Por Bloomberg
A Amazon criou uma tecnologia de pagamento sem caixa registradora para acelerar a ida ao supermercado ou à loja de conveniência. Agora ela quer usar o sistema de rastreamento para ajudar marcas e anunciantes a descobrir como vender mais coisas.
Em um post no blog na quarta-feira, a empresa com sede em Seattle anunciou planos para começar a compartilhar dados coletados por suas câmeras e sensores de rastreamento de clientes. Entre outras informações, a Amazon diria às marcas quantas pessoas acabaram comprando um item retirado de uma prateleira, quantas o devolveram e quantas compraram o produto posteriormente na Amazon.com. A iniciativa, chamada Store Analytics, traz essencialmente os atributos de análise de dados do comércio eletrônico para as lojas físicas.
A tecnologia “Just Walk Out” da Amazon, lançada em 2018 após anos de desenvolvimento interno, está instalada em mais de 50 lojas de varejo da Amazon, incluindo lojas de conveniência Amazon Go e mercearias Amazon Fresh. A rede de câmeras suspensas e sensores de prateleira registra automaticamente o que um comprador seleciona e fatura na saída. Se as marcas acharem os dados úteis, a iniciativa poderá ajudar a Amazon a recuperar os enormes custos associados ao desenvolvimento e operação da tecnologia.
As pessoas que trabalham no projeto e em empresas rivais que criam sistemas sem caixa há muito especulam que os dados sobre quais itens as pessoas consideram e como os compradores navegam nas lojas poderiam ser lucrativos. Os analistas de varejo tendem a considerar as compras sem caixa uma maravilha tecnológica, mas ainda não são um sucesso comercial generalizado. A Amazon não incluiu detalhes de preços e um porta-voz da empresa se recusou a compartilhá-los.
“As marcas terão acesso a detalhes sobre como seus produtos são descobertos, considerados e comprados em lojas aplicáveis para ajudá-los a tomar decisões relacionadas à seleção, promoções e campanhas publicitárias”, de acordo com o blog.
O programa pode renovar as preocupações de privacidade com o sistema sem caixa da Amazon. No post, a empresa disse que os dados individuais dos compradores não seriam compartilhados e usou a frase “agregado e anonimizado” 10 vezes. Vídeos e imagens de compradores não serão enviados às marcas, disse a Amazon, e compradores individuais podem optar por não incluir seus dados no Store Analytics.
Fonte: Valor Econômico