Após consolidar seu formato de varejo, o Grupo DMA tem acelerado a expansão do negócio de cash & carry. Em 2021, foram abertas 11 lojas: 7 de cash & carry e 4 de varejo
Por Bruna Soares
Após consolidar seu formato de varejo, o Grupo DMA tem acelerado a expansão do negócio de cash & carry. Em 2021, foram abertas 11 lojas: sete de cash & carry e quatro de varejo. Com isso, a empresa chegou a 181 pontos de venda distribuídos por oito estados, sendo 137 do Epa Supermercados, 42 do Mineirão Atacarejo e dois do Brasil Atacarejo. Já no ano anterior, o ritmo de inaugurações seguiu a mesma estratégia, com a desaceleração de supermercados. O Epa ganhou sete novas lojas em 2020, enquanto o Mineirão passou a contar com mais 15 unidades e o Brasil Atacarejo estreou no mercado com dois pontos de venda. Em faturamento, o Grupo DMA cresceu 14,22%, passando de R$ 5,8 bilhões em 2020, para R$ 6,6 bilhões no ano passado, segundo dados do Ranking Abras.
Capilaridade Nacional na Mira
O Brasil Atacarejo representa um objetivo da empresa de ter um negócio mais abrangente, com presença nacional. Os padrões de formato, sortimento e atendimento são os mesmos do Mineirão. No entanto, desde a estreia, o Brasil Atacarejo inaugurou apenas duas lojas, localizadas na Bahia. A instalação de uma unidade em Muriaé (MG) chegou a ser anunciada em 2021, mas, de acordo com informações de mercado, a construção foi convertida para Mineirão. Nos últimos cinco anos, os investimentos em expansão resultaram em 77 novas lojas pelo país, entre varejo e cash & carry. Em relatório divulgado ao mercado, a empresa destaca que esse movimento “criou uma grande expectativa de retorno positivo de caixa para os próximos anos”.
Aquisição Acelera Expansão
Em 2021, o grupo anunciou, ainda, uma fusão com a rede OK, que possui um hipermercado e sete superatacados no Espírito Santo e no Rio de Janeiro. Em outubro, quando a transação foi fechada, a empresa revelou que planejava uma ampliação das lojas adquiridas para os meses seguintes. A expectativa é que os desdobramentos da operação aconteçam ao longo deste ano, paralelamente ao plano de expansão orgânica. Outra nova aposta do Grupo DMA é o segmento de postos de combustíveis, no qual passou a atuar em 2021. No ano passado, foram iniciadas as atividades de cinco postos em Minas Gerais e no Espírito Santo, entre as bandeiras “Rede Mais Brasil”, que tem operação própria, e “Vibra Energia”, licenciada pela Petrobras-BR.
Fonte: GiroNews