Pesquisa registrou um avanço nos formatos mais enxutos, de menor investimento; as unidades localizadas em pontos comerciais menos tradicionais – como prédios comerciais, condomínios residenciais e store in store – também ampliaram sua participação
Por Redação
Uma pesquisa sobre o desempenho do setor de franquias realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostrou que as redes cresceram 8,8% em faturamento no primeiro trimestre desse ano, em relação ao mesmo período de 2021, com uma receita de R$ 43,380 bilhões. Já em um período de 12 meses, a alta foi de 13,9%, chegando a R$ 188,568 bilhões de faturamento – um patamar equivalente ao período pré-pandemia, segundo a associação. Este é o quarto trimestre seguido de alta do setor. Além da alta no faturamento, houve um acréscimo de 2.771 operações de franchising no país, totalizando 173.770 unidades. O balanço indicou crescimento da receita em todos os segmentos elencados pela entidade, com destaque para Moda (13,5%),Saúde, Beleza e Bem-Estar (13,4%),Casa e Construção (9,3%),Alimentação – Foodservice (9,1) eAlimentação – Comércio e Distribuição (7%).
Novos Formatos em Crescimento
A pesquisa registrou, ainda, um avanço das operações nos formatos mais enxutos, de menor investimento. Enquanto em 2020 as franquias Home Based representavam 7,1% do total das unidades das redes pesquisadas, no ano seguinte eram 10,3% e, em 2022, subiram para 14,8%. Já o modelo Virtual, que aparece pela primeira vez no levantamento, representa 0,8% das operações. As unidades localizadas em pontos comerciais menos tradicionais – como prédios comerciais, condomínios residenciais e store in store – também ampliaram sua participação, saltando de 3,1% para 8,7% entre 2020 e 2022.
Fonte: Gironews