Entre as 52 maiores marcas por número de unidades apenas sete estão listadas na bolsa: McDonald’s, Pit Stop Skol, Burger King, CVC, EspaçoLaser, Localiza e Arezzo
Por Carlos Vasconcellos
Ainda são poucas as grandes franquias com capital aberto no Brasil. Entre as 52 maiores marcas por número de unidades no ranking da Associação Brasileira de Franquias, apenas sete estão listadas na bolsa: McDonald’s, Pit Stop Skol, Burger King, CVC, EspaçoLaser, Localiza e Arezzo. A oitava empresa da lista era a Hering Store, que saiu do mercado aberto em setembro do ano passado, depois que a Cia Hering foi adquirida pelo Grupo Soma.
Para João Daronco, analista de investimentos da Suno Research, o modelo de franquias é — de um modo geral — um fator positivo para as empresas. “É um modelo no qual elas reduzem o capital investido na expansão, acelerando o crescimento”, diz. Ele destaca, no entanto, que o desempenho dessas empresas no mercado de capitais é desigual, variando muito de acordo com o mercado de atuação de cada uma delas e seus diferentes modelos de negócios.
Líder no mercado brasileiro de fast food, o McDonald’s tem BDRs negociadas na bolsa brasileira desde 2018, com uma trajetória consistente de valorização. Os papéis da empresa no Brasil atingiram seu máximo histórico em janeiro deste ano, chegando a serem cotados a R$ 76,42. Depois de um período de queda, as ações começaram a se recuperar em março, e fecharam em R$ 61,34 no último dia 22 de abril.
Atuando em um dos setores mais afetados pela pandemia, a CVC Corp viu suas ações afetadas pela volatilidade do mercado nos últimos 12 meses, mas a empresa aposta na recuperação, com a gradual redução dos impactos da Covid e a retomada do turismo. “Vimos um melhor desempenho da ação, em particular depois da nossa divulgação dos resultados do ano feita agora no início de 2022”, diz Bruno Brasil, diretor de relações com investidores da CVC Corp.
Bruno acredita que agora o vento está a favor do turismo. Ele explica que a CVC fez investimentos recordes em 2021 e deve manter o ritmo este ano, o que a deixaria preparada para colher os frutos da retomada do crescimento. “A empresa manteve toda a sua estrutura desde o início da pandemia, está com a mais baixa dívida líquida dos últimos anos, tem alavancagem operacional. Por isso, acreditamos que 2022 será um ano bastante positivo para o setor, com a CVC Corp como protagonista desse cenário”.
Para isso, a CVC aposta na sua capacidade de criar ofertas a preços competitivos, no aumento da oferta de voos exclusivos para seus clientes e em novas alternativas de financiamento, especialmente importantes em um momento de alta da inflação. Bruno aponta a rede de franquias como uma das grandes forças da empresa, hoje com mais 1,1 mil lojas em todo o país. “Nosso objetivo é estar em todos os canais e colocar o cliente no centro, para que ele seja atendido onde preferir”, afirma.
Destaque entre as grandes franquias, a Localiza é um exemplo de desempenho consistente nas bolsas. Depois do período mais crítico da pandemia, quando a empresa atingiu seu mínimo histórico, as ações da rede de locadoras de veículos se recuperaram rapidamente até chegar ao máximo histórico, em janeiro de 2021. De lá para cá, os papéis têm oscilado, mantendo, no entanto, um valor alto.
Para Daronco, a Localiza é uma estrela na bolsa, dentro do setor de franquias. “É líder no segmento em que atua, tem escala, alta capilaridade e acesso a mercados em que os concorrentes não chegam”, enumera o analista. “É difícil prever a cotação do papel para o final do ano, mas a perspectiva de longo prazo é sólida, num mercado intensivo em capital, o que representa uma barreira para novos entrantes.”
Daronco destaca ainda a EspaçoLaser como uma franquia promissora na bolsa de valores. Apesar de ressaltar que o histórico da ação ainda é muito recente para uma análise mais detalhada de fundamentos. “É um segmento de negócios ainda pouco explorado e eles estão nadando em mar azul”, diz. O analista aponta ainda a possibilidade de venda de outros produtos e serviços na rede. “Há boas oportunidades de cross-selling. E o fato de ser uma franquia barata ajuda a expandir a marca rapidamente, sem necessidade de grande investimento em capital”.
Fonte: Valor Econômico