A média móvel trimestral, variou 0,2% no trimestre encerrado em fevereiro, depois da estabilidade (0,0%) no trimestre até janeiro
Por Redação
Período | Varejo | Varejo Ampliado | ||
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Volume de vendas | Receita nominal | Volume de vendas | Receita nominal | |
Fevereiro / Janeiro* | 1,1 | 2,3 | 2,0 | 2,9 |
Média móvel trimestral* | 0,2 | 1,6 | 0,7 | 1,8 |
Fevereiro 2022 / Fevereiro 2021 | 1,3 | 14,3 | 0,3 | 14,5 |
Acumulado 2022 | -0,1 | 12,6 | -0,6 | 13,2 |
Acumulado 12 meses | 1,7 | 14,7 | 4,8 | 18,8 |
*Série COM ajuste sazonal |
Em fevereiro de 2022, o volume de vendas do comércio varejista cresceu 1,1%, na série com ajuste sazonal, após variar 2,1% em janeiro. A média móvel trimestral, variou 0,2% no trimestre encerrado em fevereiro, depois da estabilidade (0,0%) no trimestre até janeiro. Na série sem ajuste, o comércio varejista cresceu 1,3% frente a fevereiro de 2021, depois de queda de 1,5% em janeiro de 2022, frente a janeiro de 2021. No acumulado no ano, o varejo teve variação de -0,1%. Já o acumulado nos últimos doze meses, ao passar de 1,3% até janeiro para 1,7% em fevereiro, o setor mostrou aumento de intensidade de crescimento.
No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas avançou 2,0% em relação a janeiro (0,2%). Com isso, a média móvel do trimestre encerrado em fevereiro avançou 0,7%, quando comparada à média móvel no trimestre fechado em janeiro (0,3%).
Seis das oito atividades tiveram taxas positivas, na série com ajuste sazonal
O avanço de 1,1% no volume de vendas do varejo, em fevereiro, na série com ajuste sazonal, teve taxas positivas em seis das oito atividades pesquisadas: livros, jornais, revistas e papelaria (42,8%), combustíveis e lubrificantes (5,3%), móveis e eletrodomésticos (2,3%), tecidos, vestuário e calçados (2,1%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,6%) e hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,4%).
Por outro lado, houve queda em artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-5,6%). Já o setor de equipamentos e material para escritório informática e comunicação ficou estável (0,0%).
BRASIL – INDICADORES DO VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO, SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES: Fevereiro 2022 | ||||||||
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ATIVIDADES | MÊS/MÊS ANTERIOR (1) | MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIOR | ACUMULADO | |||||
Taxa de Variação (%) | Taxa de Variação (%) | Taxa de Variação (%) | ||||||
DEZ | JAN | FEV | DEZ | JAN | FEV | NO ANO | 12 MESES | |
COMÉRCIO VAREJISTA (2) | -2,6 | 2,1 | 1,1 | -2,9 | -1,5 | 1,3 | -0,1 | 1,7 |
1 – Combustíveis e lubrificantes | -0,3 | 0,3 | 5,3 | -6,2 | -7,0 | 0,1 | -3,6 | 1,3 |
2 – Hiper, supermercados, prods. alimentícios, bebidas e fumo | -0,4 | 0,3 | 1,4 | -0,4 | -1,0 | 2,0 | 0,5 | -2,3 |
2.1 – Super e hipermercados | -0,5 | 0,2 | 1,1 | -0,6 | -1,1 | 1,5 | 0,1 | -2,3 |
3 – Tecidos, vest. e calçados | -5,6 | 4,0 | 2,1 | -1,0 | 2,4 | 8,0 | 5,1 | 18,6 |
4 – Móveis e eletrodomésticos | -1,3 | -1,3 | 2,3 | -17,9 | -11,4 | -12,6 | -11,9 | -8,5 |
4.1 – Móveis | – | – | – | -14,9 | -7,7 | -5,5 | -6,6 | -2,9 |
4.2 – Eletrodomésticos | – | – | – | -19,9 | -13,2 | -16,1 | -14,6 | -11,0 |
5 – Artigos farmacêuticos, med., ortop. e de perfumaria | 2,6 | 8,3 | -5,6 | 7,7 | 14,2 | 9,4 | 11,9 | 10,0 |
6 – Livros, jornais, rev. e papelaria | -0,4 | -25,7 | 42,8 | -5,9 | 23,2 | 18,5 | 21,0 | 5,0 |
7 – Equip. e mat. para escritório, informática e comunicação | -2,1 | -2,4 | 0,0 | -6,4 | -7,6 | -7,2 | -7,4 | -1,1 |
8 – Outros arts. de uso pessoal e doméstico | -10,8 | 6,0 | 1,6 | -5,8 | -6,2 | 1,0 | -3,0 | 11,2 |
COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3) | 0,0 | 0,2 | 2,0 | -2,7 | -1,5 | 0,3 | -0,6 | 4,8 |
9 – Veículos e motos, partes e peças | 0,1 | -6,6 | 5,2 | 0,4 | 1,7 | 1,4 | 1,5 | 17,4 |
10- Material de construção | -1,4 | -0,5 | -0,4 | -8,2 | -8,0 | -8,0 | -8,0 | 1,0 |
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Estatísticas Conjunturais em Empresas (1) Séries com ajuste sazonal. (2) O indicador do comércio varejista é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 8. (3) O indicador do comércio varejista ampliado é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 10 |
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No comércio varejista ampliado, o crescimento de 2,0% no volume de vendas, em fevereiro, foi influenciado pela taxa positiva de veículos, motos, partes e peças (5,2%). Material de construção teve variação de -0,4%.
Seis das oito atividades do varejo avançaram em relação a fevereiro de 2021
Na comparação com fevereiro de 2021, o comércio varejista avançou 1,3%, com taxas positivas em seis das oito atividades: livros, jornais, revistas e papelaria (18,5%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (9,4%), tecidos, vestuário e calçados (8,0%), hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,0%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,0%) e combustíveis e lubrificantes (0,1%). Já equipamentos e material para escritório informática e comunicação (-7,2%) e móveis e eletrodomésticos (-12,6%) registraram queda. Considerando o comércio varejista ampliado, para a mesma comparação, veículos e motos, partes e peças registrou aumento de 1,4% e material de construção registrou queda de 8,0%.
BRASIL – INDICADORES DA RECEITA NOMINAL DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO, SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES: Fevereiro 2022 | ||||||||
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ATIVIDADES | MÊS/MÊS ANTERIOR (1) | MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIOR | ACUMULADO | |||||
Taxa de Variação (%) | Taxa de Variação (%) | Taxa de Variação (%) | ||||||
DEZ | JAN | FEV | DEZ | JAN | FEV | NO ANO | 12 MESES | |
COMÉRCIO VAREJISTA (2) | 0,3 | 2,3 | 2,3 | 8,9 | 11,0 | 14,3 | 12,6 | 14,7 |
1 – Combustíveis e lubrificantes | -0,7 | 0,1 | 3,2 | 39,5 | 34,0 | 33,9 | 34,0 | 43,0 |
2 – Hiper, supermercados, prods. alimentícios, bebidas e fumo | -0,7 | 1,1 | 2,6 | 7,5 | 7,5 | 12,1 | 9,7 | 9,1 |
2.1 – Super e hipermercados | -1,0 | 1,4 | 2,5 | 7,3 | 7,4 | 11,5 | 9,4 | 9,0 |
3 – Tecidos, vest. e calçados | -0,7 | -1,4 | 3,0 | 8,9 | 13,8 | 20,6 | 17,1 | 26,4 |
4 – Móveis e eletrodomésticos | -0,3 | 0,4 | 3,7 | -8,4 | -0,1 | -0,3 | -0,2 | 2,4 |
4.1 – Móveis | – | – | – | -4,5 | 4,1 | 7,3 | 5,6 | 7,6 |
4.2 – Eletrodomésticos | – | – | – | -10,4 | -1,7 | -3,4 | -2,5 | 0,4 |
5 – Artigos farmaceuticos, med., ortop. e de perfumaria | 3,8 | 9,3 | -4,1 | 13,7 | 21,0 | 16,4 | 18,8 | 14,5 |
6 – Livros, jornais, rev. e papelaria | -14,2 | -41,0 | 126,2 | -1,5 | 29,2 | 24,3 | 26,8 | 8,2 |
7 – Equip. e mat. para escritório, informatica e comunicação | -1,1 | -2,4 | 0,3 | -5,3 | -5,8 | -3,9 | -4,8 | 3,6 |
8 – Outros arts. de uso pessoal e doméstico | -9,1 | 10,2 | 2,3 | 4,3 | 5,1 | 12,8 | 8,5 | 20,9 |
COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3) | 0,2 | 2,1 | 2,9 | 10,4 | 12,0 | 14,5 | 13,2 | 18,8 |
9 – Veículos e motos, partes e peças | 1,7 | -4,8 | 6,3 | 17,7 | 18,5 | 19,8 | 19,2 | 33,4 |
10- Material de construção | -0,1 | 0,2 | 1,6 | 8,9 | 7,7 | 6,4 | 7,0 | 23,2 |
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Estatísticas Conjunturais em Empresas. (1) Séries com ajuste sazonal. |
As vendas de livros, jornais, revistas e papelaria apresentou aumento de 18,5% frente a fevereiro de 2021, segunda alta consecutiva, já que o indicador interanual, em janeiro, foi de 23,2%. Em relação ao acumulado no ano, ao passar de 23,2% até janeiro para 21,0% até fevereiro, a atividade mostra diminuição de ritmo. No caso do acumulado de doze meses, o indicador de fevereiro registrou 5,0%, primeiro mês a registrar valor positivo, após 95 meses de acúmulos no campo negativo (o último mês que havia sido positivo foi fevereiro de 2014, com 0,7%).
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria apresentou aumento de 9,4% nas vendas frente a fevereiro de 2021, contra 14,2% em janeiro de 2022 frente a janeiro de 2021. O indicador interanual de fevereiro de 2022 também representou a maior contribuição positiva, juntamente com a atividade de Hiper e Supermercados, dentre as oito pesquisadas: 1,0 p.p. no total de 1,3%. Nos dois primeiros meses do ano o setor acumula 11,9%, abaixo do resultado de 14,2%, demonstrando redução de ritmo. Em termos de resultado acumulado nos últimos doze meses, ao passar de aumento de 9,9% até janeiro para 10,0% em fevereiro, o setor mostrou estabilidade de intensidade de crescimento.
A atividade de tecidos, vestuário e calçados cresceu 8,0% frente a fevereiro de 2021, segunda alta consecutiva (2,4% em janeiro de 2022 frente a janeiro de 2021), após três meses de queda (-2,0% em outubro, -4,4% em novembro e -1,0% em dezembro). Nos primeiros dois meses do ano, o setor acumula 5,1% de crescimento, maior que o resultado de janeiro (2,4%). No indicador de 12 meses a atividade passa de 16,1% até janeiro de 2022 para 18,6%, indicando aumento no ritmo de vendas.
Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo teve avanço de 2,0% nas vendas, frente a fevereiro de 2021, primeiro mês de crescimento após 12 meses registrando valores negativos no indicadores interanual. A atividade divide com o setor farmacêutico o primeiro lugar em termos de contribuição no indicador geral, somando 1,0 p.p. no total de 1,3% do comércio varejista. Vale ressaltar que os indicadores de volume de vendas têm sido impactados pela inflação dos alimentos, o que se evidencia na comparação com os indicadores de receita, que registraram, na comparação fevereiro de 2022 contra fevereiro de 2021, um crescimento de 12,1%. No bimestre o setor acumula 0,5% de variação, enquanto nos últimos doze meses, o acúmulo é negativo em 2,3%, acima de janeiro (-2,8%).
As vendas de outros artigos de uso pessoal e doméstico, que engloba lojas de departamentos, óticas, joalherias, artigos esportivos, brinquedos etc., cresceram 1,0%, primeiro mês no campo positivo após seis meses de quedas (em julho de 2021, último com valor positivo, o crescimento foi de 36,8%). Com isso, o primeiro bimestre de 2022 fechou em queda de 3,0%, menos intensa que o resultado de janeiro (-6,2%). Nos últimos 12 meses o indicador permanece estável: 11,3% até janeiro e 11,2% até fevereiro de 2022.
O setor de combustíveis e lubrificantes variou 0,1% nas vendas frente a fevereiro de 2021, resultado que representa o sétimo mês seguido sem crescimento (tanto o resultado de 0,1% de fevereiro de 2022 quanto o 0,4% de agosto de 2021 são considerados estabilidade). No ano o setor acumula -3,6% e nos últimos dozes meses o resultado é de 1,3%.
A atividade de revenda de equipamentos e material para escritório informática e comunicação apresentou queda de 7,2% nas vendas frente a fevereiro de 2021, oitavo mês consecutivo de queda no indicador interanual (o mês de junho de 2021, último a apresentar alta, registrou 3,7%). No primeiro bimestre de 2022 o setor acumula -7,4% em relação ao mesmo período de 2021 e nos últimos dozes meses o valor, até fevereiro, foi de -1,1%, demonstrando diminuição no ritmo de queda frente ao indicador até janeiro (-1,4%).
Já móveis e eletrodomésticos teve queda de 12,6% nas vendas frente a fevereiro de 2021, sendo o nono mês a registrar números negativos (maio foi o último mês com valor positivo: 22,7%). O resultado interanual posiciona a atividade como a de maior contribuição, no campo negativo, ao indicador do comércio varejista, somando -1,3 p.p. no total de +1,3%. No ano o setor acumula -11,9% e nos últimos doze meses -8,5%.
No comércio varejista ampliado, as empresas que comercializam veículos e motos, partes e peças tiveram aumento de 1,4% nas vendas frente a fevereiro de 2021, quarto mês consecutivo apresentando resultados no campo positivo: 1,8% em novembro de 2021, 0,4% em dezembro e 1,7% em janeiro de 2022. O primeiro bimestre de 2022 apresentou crescimento de 1,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto o indicador de 12 meses fechou fevereiro com 17,4%, acima do registrado até janeiro (16,9%).
Já as vendas de material de construção tiveram queda de 8,0% frente a fevereiro de 2021, mesmo resultado na comparação janeiro de 2022 contra janeiro de 2021 (-8.0%). Com esse resultado o setor teve a segunda maior contribuição negativa dentre as dez atividades pesquisadas: -0,8 p.p. em 0,3% no total. No ano, o setor também acumula -8,0%, enquanto nos últimos dozes meses o resultado até fevereiro foi de 1,0%.
Vendas crescem em 26 unidades da federação na comparação com janeiro
De janeiro a fevereiro de 2022, na série com ajuste sazonal, a taxa média nacional de vendas do comércio varejista cresceu 1,1%, com resultados positivos em 26 das 27 unidades da federação, com destaque para Amapá (8,0%), Rondônia (8,0%) e Acre (5,9%). Somente Tocantins teve resultado negativo (-3,7%).
Na mesma comparação, no comércio varejista ampliado, avançou 2,0%, puxado por 23 das 27 UFs, com taxas positivas mais intensas no Amapá (8,7%), Acre (8,4%) e Mato Grosso do Sul (7,1%). Por outro lado, pressionando negativamente, figuram Pernambuco (-14,1%), Bahia (-2,5%), Espírito Santo (-1,9%) e Goiás (-0,4%).
Frente a fevereiro de 2021, as vendas do comércio varejista cresceram 1,3%, com resultados positivos em 18 UFs, principalmente Amazonas (21,5%), Roraima (17,8%) e Acre (16,5%). No campo negativo, estão nove unidades da federação, entre elas, Pernambuco (-7,7%), Sergipe (-7,0%) e PiauÍ (-5,0%).
No comércio varejista ampliado, na comparação com fevereiro de 2021, a variação foi de 0,3%, com resultados positivos em 17 unidades da federação. Os destaques positivos foram Amazonas (16,5%), Roraima (13,0%) e Acre (11,6%). Das 10 UFs com resultados negativos, as principais foram Pernambuco (-8,0%), Rio Grande do Norte (-5,2%) e Bahia (-4,4%).
Fonte: IBGE