Empresa planeja abrir 29 lojas ao longo de 2022, sendo 14 NVS (Nike Value Store), 10 Centauro e 5 Nike Store
Por Ivone Santana
O diretor-presidente do grupo SBF, Pedro Zemel disse nessa quarta-feira (30) que 50% das vendas digitais da varejista esportiva Centauro ocorrem por meio de aplicativo. Ele observou ainda que a Nike não tinha aplicativo de e-commerce no Brasil, e que o grupo – responsável pela operação da marca americana no país – pretende acelerar o modelo “Nike Value Store” e também avançar em vendas para o público feminino.
Como não havia um canal específico, o segmento voltado ao público não era explorado. O que deve ocorrer a partir de agora é um grande sortimento de produtos esportivos, com foco principalmente na mulher, disse Zemel.
O comércio que vende produtos Nike com desconto era chamado inicialmente de “Outlet”, sendo rebatizado para “Nike Value Store” (NVS). Pelas estimativas do grupo, será possível atingir com esse modelo níveis de rentabilidade semelhantes ao do canal digital, o mais rentável da Fisia – nome dado à operação da Nike.1 de 1 Grupo SBP pretende acelerar o modelo “Nike Value Stores” e também avançar em vendas para o público feminino — Foto: Pixabay
Grupo SBP pretende acelerar o modelo “Nike Value Stores” e também avançar em vendas para o público feminino — Foto: Pixabay
O grupo SBF planeja abrir 29 lojas neste ano, sendo 14 NVS (Nike Value Store), 10 Centauro e 5 Nike Store, segundo José Luís Magalhães Salazar, diretor financeiro e de relações com investidores do grupo. O executivo acrescentou que a alavancagem para esses investimentos não deverá passar de duas vezes a geração de caixa.
O grupo encerrou 2021 com 227 lojas Centauro, 231 mil metros quadrados de área de venda total, e 97 lojas G5, representando 51% da área de venda. Em 2020, eram 211 lojas.
A dívida líquida ajustada ao fim de 2021 era de R$ 426,17 milhões, 77,7% acima de um ano antes. Em 12 meses, a dívida líquida ajustada era 0,6 vezes o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda).
Os investimentos do grupo alcançaram R$ 284,25 milhões em 2021, sendo 78,9% acima do ano anterior. De acordo com a companhia, os aportes tiveram aumento de 74,5% no último trimestre, frente a igual intervalo de 2020, pela aceleração de projetos estruturantes de tecnologia, logística, e os projetos de lojas G5 da Centauro.
Fonte: Valor Econômico