Com foco nas classes B-, C e D, a empresa afirma batalhar para manter seus preços, em média, 5% abaixo dos principais concorrentes locais
Por Redação
Depois de abrir 80 lojas em 2021, a Pague Menos anunciou nesta planos para realizar uma expansão ainda maior em 2022. Serão 120 novos pontos de venda, boa parte em cidades menores, de 50 mil a 100 mil habitantes. As informações são do Estadão.
Segundo a reportagem, desde a sua oferta pública de ações, em 2020, a rede tem planejado um crescimento intenso. Em 2022, ainda devem passar a fazer parte da companhia as quase 400 lojas da Extrafarma. A rede foi comprada pela companhia nordestina em maio do ano passado, mas a transação ainda aguarda aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A expectativa é de que, até agosto, o órgão termine de avaliar o caso.
Com foco nas classes B-, C e D, a empresa afirma batalhar para manter seus preços, em média, 5% abaixo dos principais concorrentes locais. A gestão diz que consegue competir e ter rentabilidade nessas localidades. Para redes com público-alvo de classes mais altas, muitas vezes, os municípios em questão não apresentam tanta demanda.
“Nas cidades de 50 mil a 100 mil habitantes, a maior parte do mercado está com farmácias independentes e associações”, diz Luiz Renato Novais, diretor financeiro da companhia. Ele acredita que há muito espaço para consolidação de mercado nessas localidades, mas também ao redor do País.
Para 2022, o cenário de inflação é visto pela empresa como “neutro”. Segundo Novais, é possível ver o consumidor migrando para produtos e medicamentos mais baratos. Nos dois casos, a troca é benéfica para o modelo de negócios da companhia. Em produtos de higiene e beleza, aumentam as vendas da marca própria, que traz margens melhores para a companhia do que as líderes de mercado. Em medicamentos, a lógica é a mesma: o público migra ainda mais para os genéricos.
Fonte: Panorama Farmacêutico