A Internet das Coisas (IoT) já é uma realidade na operação dos shoppings administrados pelo Carrefour Property, divisão imobiliária da companhia
Por Redação
Com o objetivo de acelerar o seu processo de transformação digital, o Grupo Carrefour Brasil investe em novos sistemas para a gestão de seus empreendimentos. A Internet das Coisas (IoT), por exemplo, já é uma realidade na operação dos shoppings administrados pelo Carrefour Property, divisão imobiliária da companhia. “O uso da IoT na gestão de shopping centers pode ser empregado em várias frentes: abertura e consultas de ordem de serviços via celular, status de equipamentos para manutenção via QR Code e checklists por meio de aparelhos móveis”, revela, com exclusividade ao Jornal Giro News, Marina Dias, Diretora Comercial, de Operação e Marketing do Carrefour Property.
Celeridade à Estratégia
Segundo a executiva, o conceito, que se refere à interconexão digital de equipamentos, também pode ser aplicado aos procedimentos de segurança. Com ele, é possível realizar o controle de acesso de pessoas para áreas administrativas por meio de QR Code, com a possibilidade de consultas de dados. Para realizar a gestão, a companhia utiliza softwares e aparelhos móveis conectados com os sistemas dos empreendimentos. “Os benefícios da aplicação de tecnologia são vários. Entre eles, além dos financeiros, estão a agilidade na coleta de dados e, consequentemente, uma análise rápida do que foi apurado para a definição de estratégias ou avaliações da efetividade de ações que estão em curso, além da diminuição das burocracias dos processos”, destaca Marina.
Novas Tecnologias
A digitalização da gestão de facilities foi implementada em dois empreendimentos: Butantã Shopping e Jardim Pamplona Shopping, ambos em São Paulo (SP). A iniciativa faz parte de uma série de novos serviços levados aos centros de compra, visando acompanhar novas demandas dos visitantes. Segundo Marina, as tendências do setor de shoppings estão relacionadas à digitalização dos lojistas, iniciativas voltadas a ESG e inovação tecnológica. “Pensando na digitalização, nossos empreendimentos possuem wi-fi para os clientes, além de eventos e ações utilizando realidade aumentada e drones, por exemplo. Dentro do ano, em nosso calendário, a intenção é trazer cada vez mais facilidade aos frequentadores”, finaliza a diretora.
Fonte: GiroNews