20/01/2015 – 05:00
Por Cibelle Bouças
A multinacional francesa de bebidas alcoólicas Pernod Ricard desenvolveu neste ano uma campanha reunindo todas as suas marcas de vodca para estimular as vendas no país durante o Carnaval. A meta da companhia é ampliar o volume de vendas de suas marcas em 30% neste ano, como resultado da campanha de estímulo ao consumo, disse André Limaverde, gerente de negócios da Pernod Ricard no Brasil.
A companhia opera no país com as marcas de vodca Absolut, Absolut Elyx, Wyborowa, Wyborowa Exquisite e Orloff. De acordo com dados da consultoria Nielsen, a Pernod Ricard lidera o mercado de vodcas no Brasil. No segmento de produtos padrão (standard), a Orloff lidera com 26,3% de participação. No segmento de bebidas mais sofisticadas (premium), a Absolut é a marca mais consumida, com 73,6% do mercado. A Wyborowa, por sua vez, detém 7,7% do segmento premium.
De acordo com o executivo, essa é a primeira vez que a companhia realiza uma campanha reunindo todas as marcas. No mercado externo, a Pernod Ricard não fará ações de marketing desse tipo. “A companhia chegou à conclusão de que, como líder do mercado, tem o papel de desenvolver a categoria de vodca como um todo”, afirmou Limaverde.
A Pernod Ricard realizou no ano passado um levantamento com as redes varejistas brasileiras e percebeu que mais de 50% das compras de vodca são feitas por impulso. “Com esse movimento a empresa dará mais visibilidade às marcas e ganhará participação de mercado”, disse.
O mercado brasileiro de vodca movimentou US$ 2,72 bilhões em 2013 com a venda de 64,8 milhões de litros, de acordo com os dados mais recentes da Euromonitor. No ano, as vendas aumentaram 7,6% em volume de vendas e 9,7% em receita.
A Pernod Ricard não divulga suas vendas por país. Globalmente, no primeiro trimestre fiscal de 2015, encerrado em setembro do ano passado, a companhia registrou alta de 1% nas vendas, para 2,04 bilhões.
Na região Américas – que inclui os resultados do Brasil -, as vendas ficaram estáveis em 530 milhões milhões. No ano fiscal 2014, encerrado em junho do ano passado, a receita global da companhia teve redução de 7%, para 7,95 bilhões. Na região Américas, houve queda de 8%, para 2,14 bilhões.
Limaverde disse que a decisão de lançar a campanha agora tem por objetivo aproveitar o período de Carnaval. De acordo com a consultoria Nielsen, 33% das vendas de vodca no Brasil no ano ficam concentradas no período entre janeiro e fevereiro. O tema da campanha, coordenada pela agência Bferraz, do Grupo ABC. será “Vodcalize”, um verbo inventado que a empresa pretende relacionar a conceitos como aproveitar a vida e prolongar as ocasiões de felicidade.
Além de anúncios em veículos de comunicação e ações nas redes sociais, a companhia fez acordos com as principais redes de supermercados – incluindo Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart – para oferecer descontos nas vodcas.
Em janeiro e fevereiro, os consumidores terão desconto de 20% no valor da segunda garrafa de vodca. No dia 24, as redes vão oferecer descontos de até 50% no preço das bebidas.
Em São Paulo, na Baixada Santista e em Recife, as unidades do Pão de Açúcar vão dar um saco de gelo para quem comprar vodca nos dias em que a temperatura nas cidades ultrapassar 35 graus Celsius. A Pernod Ricard também fechou uma parceria com a empresa de reserva de táxis por aplicativo 99Táxis para oferecer desconto nas corridas de consumidores que adquirirem vodca em bares e restaurantes. Ao todo, as ações vão envolver mais de 500 bares e restaurantes e mais de 200 hipermercados em todo o país.
A vodca é uma bebida de origem russa, destilada a altas temperaturas e submetida a filtragens químicas. A matéria-prima varia de acordo com o país em que é produzida. Na Rússia, a vodca é produzida com cereais como trigo, cevada e centeio; no Japão, com arroz. E no Brasil, é produzida a partir da cana de açúcar. A Pernod Ricard fabrica vodca em uma unidade que possui em Resende (RJ).
Valor Econômico – SP