Em 2021, a varejista de moda teve queda de 42,2% no lucro, para R$ 633,1 milhões. A receita líquida subiu 43,5%, para R$ 9,5 bilhões
Por Adriana Mattos
O comando da varejista de moda Lojas Renner informou na sexta-feira, em teleconferência com analistas, que o primeiro trimestre deste ano mostra sinais de crescimento e que planeja investir R$ 1 bilhão em 2022, o mesmo valor gasto no ano passado.
“O ano de 2022 ainda começa com certas incertezas. Acreditamos em crescimento de receita acima do histórico, e reconhecemos os desafios macro, mas acreditamos que seguiremos ganhando mercado. O primeiro trimestre mostra sinais de crescimento”, disse o diretor financeiro Daniel dos Santos.
“Vamos compensar inflação com remarcações mais saudáveis, ganhos de eficiência e acreditamos que vamos evoluir margem e chegando a patamares melhores [daqueles] de 2020 e de 2021]”, afirmou ele.
A companhia ainda informou detalhes de valores a serem aplicados na operação neste ano, que não devem crescer em relação ao ano passado. Serão R$ 1 bilhão em investimentos, afirmou Fabio Faccio, presidente da companhia, valor no mesmo patamar de 2021.
No quarto trimestre, a varejista teve lucro líquido de R$ 415,8 milhões, aumento de 17,5% em relação a igual período de 2020. No ano o lucro caiu 42,2%, para R$ 633,1 milhões. A receita líquida aumentou 25,9% no trimestre, para R$ 3,87 bilhões. No ano, subiu 43,5%, para R$ 9,5 bilhões.
A direção foi perguntada o que é possível se esperar de lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação (Ebitda, da sigla em inglês). Santos informou que “a ideia é ter evolução positiva em termos de despesas operacionais por ganho de escala e eficiência no digital”. “Não é nível de margem histórica, mas em 2023 e 2024 entendemos que haverá ganhos de escala para que a gente se aproxime mais e mais da base de 2019”, disse o diretor financeiro.
Faccio citou o tema de aquisições de ativos – após uma oferta de ações em 2021 – reforçando que avaliou 20 empresas startups, mas que a análise tem que considerar “fatores estratégicos”. “Estamos consumindo bastante capital com o orgânico, o que não quer dizer que não [aquisições], mas hoje não tem nada concreto, se gerar valor aos acionistas e ao ecossistemas vamos avaliar. Mas temos muita iniciativa orgânica com a alocação desse capital “ de oferta de ações recente, disse Faccio.
Sobre a aceleração dos investimentos no canal digital e na integração de negócios durante a pandemia, Faccio afirmou que a rede “fez em dois anos o que caberia em quatro anos”.
Os papéis ON da Renner fecharam o dia em alta de 5,4% após terem chegado a cair 7,7% na parte da manhã do pregão de sexta-feira. Depois da teleconferência de uma hora e meia sobre os resultados no início da tarde, quando o comando trouxe mais informações sobre desempenho, a ação começou a “virar” e se recuperar.
Fonte: Valor Econômico