Além desse, outros fatores contribuíram para o avanço, como a rápida maturação das lojas inauguradas nos últimos 12 meses e a volta gradual do público B2B
Por Redação
O Assaí fechou o ano passado com uma produtividade anual por metro quadrado de R$ 4,5 mil. O valor representa uma alta de 9,7% sobre 2019 e de 2,3% em relação ao ano passado. O crescimento se deve ao forte aumento das vendas, que cresceram 16,5%, para R$ 41,9 bilhões em 2021.
Entre os fatores que contribuíram para o avanço da receita, segundo a companhia, está a estratégia comercial, o que passa pela adaptação do sortimento aos consumidores de cada região e ao cenário econômico, e a volta gradual do retorno do público B2B (pequenos comércios, hotéis, pousadas, foodservice, entre outros).
No período, o lucro líquido subiu 61% ante 2020, para R$ 1,6 bilhão. A receita bruta somou R$ 45,6 bilhões, com avanço de R$ 6,2 bilhões na comparação com o ano anterior. O Ebitda ajustado cresceu 23%, para R$ 3,3 bilhões, acima do crescimento das vendas, e margem de 7,9%, uma expansão de 0,4 pontos porcentuais. A alta conversão do Ebitda em caixa operacional tem permitido o financiamento da expansão e o crescimento da empresa.
No ano passado, a rede realizou 28 inaugurações, sendo 24 orgânicas, um recorde de construção para o Assaí e para o setor de cash and carry, e 4 conversões de outros formatos, totalizando 212 lojas em operação. Entre 29 de novembro e 29 de dezembro, foram inauguradas 14 novas lojas. Ao longo do ano, 153 mil m² foram adicionados à área de vendas (+19% vs. 2020), somando 964 mil metros quadrados.
Fonte: S.A. Varejo