Primeira unidade internacional da marca será inaugurada no segundo semestre e já tem destino definido
Por Paulo Gratão
Às vésperas do Natal, a Cacau Show abriu uma megastore no JK Shopping em Brasília. Foi a 500ª franquia inaugurada pela marca em 2021, totalizando mais de 2,8 mil pontos de venda em funcionamento em todo o Brasil. O ano de forte expansão fez com que a empresa ampliasse sua presença nacional — de 1.072 cidades, no início do ano, para mais de 1.266 — e batesse um faturamento de R$ 2,9 bilhões.
Para este ano, a rede fundada por Alê Costa resolveu dobrar a meta: 1.000 lojas devem ser inauguradas até dezembro, e a primeira unidade internacional já está a caminho. O faturamento está previsto para bater R$ 3,8 bilhões.
Daniel Roque, diretor de canais e expansão da marca, contou a PEGN que a estimativa era que, entre os pontos inaugurados em 2021, mais de 50% fossem contêineres, modelo lançado no final de 2020, com investimento inicial a partir de R$ 60 mil. No entanto, das 500 lojas, 208 (44%) foram do modelo reduzido e 230 (46%) do modelo smart, uma loja originalmente pensada para cidades pequenas, mas que também se deu bem em bairros de grandes metrópoles. O restante das inaugurações foram dos outros modelos, como mega stores e lojas convencionais.
“A entrada do modelo de contêiner ajudou a cumprir um objetivo que nós tínhamos de trazer um investidor que não dispõe de todo o capital necessário para uma loja tradicional”, explica Roque. De acordo com ele, quase 50% das franquias abertas nesse formato foram de novos empreendedores, que não faziam parte do ecossistema da Cacau Show. As demais foram inauguradas por multifranqueados da marca, que queriam ampliar o raio de atuação em suas regiões. “Em dezembro, os contêineres fizeram 9% acima do estimado em faturamento, e em janeiro já foi 16%. O modelo se mostrou sustentável e com uma boa performance”, afirma.
Menor índice de fechamentos em sete anos
Segundo o executivo, além do número expressivo de aberturas em 2021, a Cacau Show conseguiu o feito de registrar o menor índice de fechamento de lojas dos últimos sete anos. Cerca de 45 operações foram encerradas (em torno de 1,5% do total) e apenas 2% foram repassadas — historicamente, o índice de repasse (quando um novo franqueado assume a operação) na rede gira entre 4,5% e 6%. Os números estão dentro da média do sistema de franquias, de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) referentes ao terceiro trimestre do ano passado.
Roque diz que os encerramentos foram, principalmente, de lojas que já vinham apresentando problemas de gestão ou que tiveram algum tipo de incentivo externo, como solicitação do ponto pelo dono do imóvel ou a venda das lojas do Extra, do Grupo Pão de Açúcar, por exemplo.
Multifranqueados na mira para 2022
A Cacau Show pretende continuar estimulando franqueados a ampliarem seus negócios com a marca. No ano passado, 55% das inaugurações foram capitaneadas por empreendedores que já tinham lojas — esse índice costumava ficar na casa dos 40%, em anos anteriores. Para 2022, a meta é chegar a 60%.
Essa será uma grande aposta da empresa para cumprir a meta das 1.000 lojas, uma vez que que o estímulo ao aumento de raio de atuação dos franqueados também é benéfico para as vendas digitais. “Temos incentivos para franqueados da rede, com taxas de franquia escalonadas, prazos maiores para pagamento, parcelamento, bonificação, equipamentos, estoque. Temos total interesse para que o franqueado se fortaleça”, diz Roque.
Digitalização pode impulsionar Páscoa 2022
Já se passaram duas páscoas desde o início da pandemia de covid-19. Nas duas ocasiões, decretos governamentais suspenderam o funcionamento do comércio, atingindo em cheio a maior campanha anual de marcas de chocolate, como a Cacau Show. No ano passado, já mais preparada, a marca conseguiu tirar a diferença com o digital.
Roque não esconde a preocupação da escalada da variante ômicron, mas acredita que o cenário agora seja outro, com o avanço da vacinação e a própria conscientização do consumidor. “Cerca de 20% das vendas no ano passado vieram de canais alternativos às lojas físicas, tanto digitais (7%) quanto venda direta (9%). Isso é algo que já se consolidou. O franqueado não depende mais apenas da venda no ponto físico.”
Primeira loja internacional será na Colômbia
Desde o último dia 28 de janeiro, um profissional da marca já está em solo colombiano estudando o mercado. A ideia é que a primeira unidade seja aberta em Bogotá, sob gestão própria, em formato mega store, em meados de agosto. “Não me estranharia se terminarmos o ano com quatro ou cinco países. Muita gente nos procura, dos mais diversos lugares. O desaio é estruturar modelo de negócio que atenda o mercado.”
Roque explica que a rede tem mapeado mix de produtos e datas sazonais dos mercados vizinhos. Na Colômbia, por exemplo, a ideia é chegar a tempo do Amor y Amistad, data tradicional no país, similar ao Valentine’s Day, mas celebrada em setembro. Chocolates estão entre os presentes favoritos dos colombianos na ocasião.
Entretenimento no portfólio
O varejo é uma vertente importante nos negócios da Cacau Show, mas a marca também começou a investir em outras frentes relacionadas a turismo e experiências. No ano passado, braços como a agência de turismo Chocotour e o resort Bendito Cacao saíram do papel. A ideia é que, em breve, os consumidores possam integrar todas as experiências. “O programa de relacionamento Cacau Lovers oferece preço especial e cashback para comprar na loja. Em breve, o cliente vai comprar chocolate na loja e usar parte do valor como estadia no hotel”, afirma Roque.
Além disso, já há alguns anos a Cacau Show se mostra interessada em ter um parque temático de diversões. Após uma tentativa de comprar o Beto Carrero World, Costa agora está de olho no Hopi Hari, que está em processo de recuperação judicial. Recentemente, o empreendedor fez visitas a feiras internacionais do setor e ao parque da Hershey’s, nos Estados Unidos. “As megastores trouxeram um pouco disso para nós. Agora, estamos em uma jornada para ampliar esse relacionamento com o consumidor”, diz Roque.
Fonte: PEGN