Pierre Berenstein, do grupo Bloomin’Brands, diz que há claramente uma demanda reprimida, mas que inflação inspira cuidados
Por Lucianne Carneiro
Com inflação alta e crescimento fraco, mas com restaurantes abertos e medidas para conter custos. Assim é o cenário que Pierre Berenstein, presidente do Bloomin’Brands – holding que detém Outback, Abbraccio e Aussie Grill -, enxerga para 2022. Ciente dos desafios que a inflação elevada, juros altos e a previsão de crescimento baixo da economia trazem para o setor no próximo ano, ele se mostra otimista com o desdobramento da crise sanitária e afirma que “há claramente uma demanda reprimida” entre os clientes, que sentem saudades dos restaurantes.
“Nada vai ser mais dolorido para o setor do que quando não pôde operar o salão. A inflação é uma situação para olhar com cuidado, cuidar muito da experiência do consumidor e garantir um serviço de excelência, porque cada vez mais o consumidor vai valorizar cada real que gastar quando sair de casa”, diz.
Para enfrentar a inflação e manter custos sob controle, a estratégia tem sido recorrer a um amplo conjunto de medidas, desde que não afetem a qualidade e serviço, e permitir o menor repasse possível para o preço final. O reajuste do cardápio, segundo ele, ficou em 2,3% segundo ele, diante uma inflação que ultrapassa os 10% no acumulado em 12 meses.
Entre as iniciativas estão a automação cada vez maior na cozinha para reduzir desperdício e acelerar o atendimento (o tempo de cozimento de um “steak”, por exemplo, caiu de 12 para 6 minutos), troca de lâmpadas por modelos de LED para reduzir custo com energia e aproveitamento da água do ar condicionado para os banheiros, entre outros.
A Bloomin’Brands ainda está tentando entender melhor, segundo Berenstein, o impacto das mudanças trazidas pela adoção do formato híbrido de trabalho por um número grande de companhias, o que afeta o movimento de parte da clientela.
“Estamos em campo para entender melhor esse processo e há um comportamento diferente entre as regiões. Vimos uma alteração no mix de faturamento pelo tipo de público”, explica o executivo, que reforçou as apostas no Brasil, ressaltando que alternativas de venda das operações no país, como se viu antes da pandemia, estão descartadas.
Também na Bloomin’Brands o delivery foi a grande força dos negócios na pandemia, que motivou inclusive a criação de uma nova marca, a Aussie Grill, exclusivamente para alimentação em casa. “Saímos de 172 operações em duas marcas para 355 operações”, afirma ele, citando as 220 operações por delivery.
Fonte: Valor Econômico