Segundo NielsenIQ\Ebit, vendas nos 4 dias da data comercial subiram apenas 1,7% sobre 2020; eletrodomésticos lideraram procura dos consumidores
Por Daniela Braun
As promoções da Black Friday, considerando o período da última quinta-feira (25) a domingo (28), geraram um faturamento de R$ 5,83 bilhões para o comércio eletrônico brasileiro, um montante 1,7% superior ao registrado em 2020, segundo dados da NielsenIQ|Ebit.
O levantamento, que considera 40 mil lojas on-line — 80% dos canais de vendas digitais do país, segundo a consultoria — mostra que o volume de 8,2 milhões de pedidos nos quatro dias deste ano caiu 6,8% comparado aos 8,8 milhões de pedidos no mesmo intervalo do ano passado.
Considerando somente quinta e sexta-feira, o faturamento de R$ 4,2 bilhões foi 5% superior ao dos mesmos dois dias do ano passado. Já o volume de 5,6 milhões de pedidos caiu 9% na mesma base de comparação.
O valor médio de pedidos nos dias 25 e 26 de novembro foi de R$ 753, soma 16% acima do tíquete médio no mesmo intervalo de 2020.
Os pagamentos à vista diminuíram nesta Black Friday, representando 54% das vendas, ante 56,6%, nos dois dias do ano passado. Já as compras parceladas em dez vezes tiveram maior participação este ano, em 10,6% dos carrinhos virtuais, ante 7,7% em 2020.
Categorias mais pedidas
No mesmo período, as categorias com maior volume de pedidos foram eletrodomésticos, casa e decoração, moda e acessórios, perfumaria e cosméticos e eletrônicos.
Os eletrodomésticos também estão no topo do ranking de faturamento, seguidos pelas categorias de telefonia/celulares, eletrônicos, informática e casa e decoração.1 de 1 — Foto: Marcia Foletto/Agência O Globo
— Foto: Marcia Foletto/Agência O Globo
Cyber Monday
Na Cyber Monday — a segunda-feira seguinte à Black Friday dedicada a promoções de eletroeletrônicos —, o varejo on-line faturou R$ 650 milhões, um avanço de 16% sobre o volume obtido no ano passado, que também reflete a alta nos preços da categoria desde então.
O tíquete médio de compras, de R$ 588, ficou 23% acima do valor de 2020. Já o volume de pedidos (1,1 milhão) foi 6% inferior ao da Cyber Monday de 2020.
Fonte: Valor Econômico