O fluxo de visitas cresceu 14% nas lojas físicas – mais nos estabelecimentos comerciais de shoppings do que nos de rua – e 10% nos shoppings entre setembro e outubro
Por Júlia Lewgoy
O fluxo de visitas, as vendas e o faturamento das lojas físicas e shoppings aumentaram de setembro a outubro. Os dados são do Índice de Performance do Varejo (IPV), elaborado pelo fundo de venture capital HiPartners Capital & Work e pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).
O fluxo de visitas cresceu 14% nas lojas físicas – mais nos estabelecimentos comerciais de shoppings do que nos de rua – e 10% nos shoppings entre setembro e outubro. As maiores altas aconteceram nas categorias de beleza, moda e utilidades domésticas.
No acumulado do ano até outubro, em comparação ao mesmo período do ano passado, o indicador caiu 7% nas lojas físicas, mas subiu 21% nos shoppings.
“Os efeitos da pandemia modificaram o comportamento do consumidor. Com o fluxo de visitas em queda especialmente em lojas físicas de rua, mas com o faturamento em alta, é possível ver que a ‘compra por impulso’ foi substituída gradualmente pela ‘compra de destino'”, afirma Flávia Pini, sócia do HiPartners Capital & Work. “Ou seja, em tempos em que não é preciso ir até o produto, pois ele vai até o consumidor, a experiência é um grande atributo para voltar a atrair o público para o varejo físico”, diz.
O número de vendas aumentou 12% na lojas de shoppings e 4% nas lojas de rua de setembro a outubro, enquanto o faturamento cresceu 11% e 1%, respectivamente, no mesmo período. A diminuição dos casos de covi-19 e o Dia das Crianças, uma das datas mais importantes do varejo brasileiro, ajudam a explicar os indicadores positivos.
A movimentação deve ser maior nos próximos meses, com o mercado aquecido, conforme prevê Pedro Paulo Silveira, economista-chefe da Nova Futura Investimentos. “Novembro e dezembro combinam as promoções da Black Friday com as vendas de fim de ano. Certamente o fluxo e as vendas no varejo nacional serão potencializados”, afirma.
Os dados para a elaboração do indicador são das empresas FX Data Intelligence, F360º e Harmo e o estudo é chancelado pela 4intelligence, desenvolvedora de plataformas de inteligência para o mercado de comércio entre empresas (B2B, na sigla em inglês).1 de 1 — Foto: Getty Images
O IPV – Índices de Performance do Varejo, organizado pelo venture capital HiPartners Capital & Work em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), mostra que as lojas físicas receberam 14% a mais de visitas na comparação com setembro e os shopping centers, por sua vez, cresceram 10% no fluxo. Além disso, o faturamento avançou 11% nas lojas situadas nos centros de compra, registrando a melhor marca na evolução mensal desde junho deste ano.
Fonte: Valor Investe