“No início de novembro já temos visto a retomada de vendas em lojas se reforçar”, destaca o presidente da empresa, Marcelo Pimentel
Por Raquel Brandão
A administração da varejista de moda Marisa está otimista com a aceleração da retomada das vendas, que deve se intensificar neste trimestre com a Black Friday e o Natal.
“Demanda reprimida do mercado de moda vai trazer oportunidade na Black Friday e no Natal. No início de novembro já temos visto a retomada de vendas em lojas se reforçar”, disse o presidente, Marcelo Pimentel, em teleconferência com analistas.
Em outubro, as vendas em mesmas lojas cresceram 3,5%, impulsionadas em grande parte pelo crescimento nas categorias infantil, masculino e acessórios.
De acordo com o executivo, o perfil da Marisa tem mais vantagem competitiva em cenário de renda do consumidor mais pressionado. “Proposta de vender produtos de qualidade com preços acessíveis se torna mais relevante em momentos como agora.”
Operação de marketplace
Em busca de digitalizar a operação, a varejista está ampliando seus esforços nas frentes digitais. Uma delas é o marketplace que começou a operar agora, ainda com poucos vendedores.
A ideia é de que a plataforma de venda de terceiros venha complementar a oferta de produtos da Marisa. Entre as principais apostas, estão produtos de beleza e outras categorias de cauda longa, como calçados, disse Pimentel. Além disso, a plataforma deverá oferecer serviços de saúde e educação, todos voltados para o público feminino.
Num primeiro momento, a escolha está sendo por vendedores com estrutura própria capaz de realizar as entregas. No entanto, o executivo diz que a oferta de serviços logísticos, como armazenagem e entrega, deve acontecer mais pra frente. “Acreditamos trazer rentabilidade”, disse. A plataforma também deverá se integrar ao ecossistema do Mbank, braço tecnológico de serviços financeiros da Marisa.
Outra aposta da empresa é na ampliação das “dark stores”, lojas dedicadas exclusivamente à entrega de pedidos feitos pelo varejo on-line. Além da loja de São Paulo, está sendo concluída uma loja em Belo Horizonte. A previsão é de que mais duas dark stores sejam entregues em 2022.
Enquanto isso, a Marisa também acelera o planejamento de reforma de lojas estratégicas para o novo modelo. Mais tecnológico, o novo modelo de loja trabalha com o conceito de prateleira infinita e permite a conclusão das compras e pagamento em diversos pontos, sem necessariamente exigir que o cliente entre na fila do caixa.
Além disso, com o aplicativo, a cliente que estiver em uma dessas lojas poderá encontrar ofertas personalizadas, considerando preferências de compra e geolocalização. Já existe uma loja no modelo, em Campinas (SP), e outras quatro lojas serão reformadas para o modelo até o fim do ano.
Fonte: Valor Econômico