Durante a Black Friday, 53% farão compras pelo smartphone, com cesta média de três produtos
Por Redação
O final de ano concentra as maiores intenções de compra pelo celular, por conta da Black Friday (26 de novembro) e do Natal. Para que se tenha ideia do cenário, 89% dos brasileiros pretendem comprar pelo smartphone no Natal, adquirindo em média seis itens. E durante a Black Friday, 53% afirmam que as compras serão pelo celular, com média de três produtos, segundo a pesquisa da Digital Turbine, considerada uma das maiores plataformas de crescimento independente para aplicativos mobile, que realizou a análise com 846 respondentes, em todo o Brasil.
“Decidimos olhar esse mercado de perto, ouvindo os brasileiros sobre suas preferências na hora de comprar pelo smartphone para ter certeza de que o comportamento dos novos consumidores veio para ficar e assim encontrarmos soluções para que os aplicativos sejam descobertos com facilidade”, explica Bruna Leite, head of sales Latam da Digital Turbine. “Enquanto isso, entre os desenvolvedores de aplicativos e profissionais de marketing há uma corrida contra o tempo para a aquisição de novos usuários, mais assinaturas e compras no aplicativo”, completa.
O estudo concluiu que alguma dessas razões para que os aplicativos chamem tanto a atenção dos brasileiros passam pelo uso de smartphones, que aumentou durante o pico da pandemia para 40%. Inclusive 59% dos entrevistados acreditam que continuarão a usá-lo, na mesma medida que usam hoje, mesmo após o período de pandemia, e 20% já não conseguem passar mais de 30 minutos longe do celular, enquanto 19% administram no máximo 1 hora longe do celular.
Por isso, para as compras via smartphone, o cenário continua positivo: 92% dos brasileiros compram pelo aparelho e destes, 30% passaram a comprar ainda mais por ele, enqanto 18% só adquiriram esse hábito durante a pandemia.
Por outro lado, 24% ainda não consideram as compras pelo celular muito seguras, mas mesmo assim 70% dos brasileiros preferem utilizar os smartphones para economizar tempo e 54% pelo fato de não precisarem sair de casa. Comprar em uma loja segura, com taxas de frete baixas, também é outra prioridade.
Sobre as vantagens da compra física, a pesquisa também revela que 68% dos brasileiros consideram importante poder experimentar e ver os produtos antes de comprar, e 58% consideram vantajoso não ter que pagar pelo frete.
Fonte: Super Varejo