26/12/2014 – 15:48
Por Adriana Meyge
SÃO PAULO – O fluxo de consumidores em lojas físicas recuou 3,1% no Brasil durante o período de vendas de Natal deste ano na comparação com igual intervalo do ano passado. O Índice de Consumidores do Varejo Sazonal (ICV Saz), da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), monitorou o tráfego de clientes em 1,2 mil pontos de venda, de 1º a 24 de dezembro.
Os maiores fluxos de consumidores foram verificados nos dias 20, 22 e 23 de dezembro. Mesmo nessas datas, os índices foram inferiores aos registrados no ano passado. O presidente da SBVC, Eduardo Terra, estima que o fluxo de consumidores no varejo físico deve encerrar o ano próximo à estabilidade em relação ao ano passado. Cenário pior seria uma retração mais acentuada, afirma, em comunicado.
O levantamento da SBVC é feito pela consultoria especializada no monitoramento de tráfego de lojas Virtual Gate. A empresa leva em conta os dias da semana para evitar distorções nas comparações. A média dos primeiros 24 dias de dezembro resultou no índice.
O país mantém os pilares que sustentam o varejo relativamente sob controle. Emprego, renda e crédito seguem com números razoáveis para que haja consumo, o que nos confere fôlego para recuperação, diz Eduardo Terra, presidente da SBVC.
O ICV é um novo índice criado pela SBVC, fundada em maio deste ano. Seu presidente Eduardo Terra é co-fundador do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (Ibevar) e professor de MBA na Fundação Instituto de Administração (FIA).
Valor Econômico on-line – SP