Por Redação SM – 18/12/2014
Na primeira quinzena de dezembro, as vendas no varejo paulistano cresceram em média 2%, na comparação com o mesmo período de 2013, segundo balanço da Associação Comercial de São Paulo. O resultado foi impulsionado por um avanço de 8,1% nas vendas a crédito no mesmo período, graças a um dia útil a mais no calendário deste ano.
Ainda assim, o resultado acumulado de 2014 não deve ser dos mais animadores. De janeiro até agora, as vendas a prazo tiveram alta de 1,9%, enquanto as transações à vista cresceram 2,1%. O resultado se encaixa na expectativa da ACSP de um crescimento moderado para o setor em São Paulo neste ano.
“As vendas foram fracas em 2014 em função dos fatores macroeconômicos que impactaram negativamente o varejo, como alta da taxa de juros, desaceleração do crédito e confiança de consumidor e empresariado em baixa, observa Rogério Amato, presidente da ACSP e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo). Ele também citou a desaceleração do crescimento da massa salarial, limitando o poder de compra da população.
O Indicador de Registro de Inadimplentes da ACSP, que mede a entrada de consumidores nos bancos de dados de inadimplência, apresentou alta de 3,2% na primeira quinzena do mês, ante o mesmo período de 2013. Por outro lado, o Indicador de Recuperação de Crédito, que mostra a saída dos consumidores desse registro, teve avanço de 8,2% na mesma comparação. Colaborou nesse dado o fato de parte da população usar o décimo terceiro salário para quitar dívidas.
Revista Supermercado Moderno online – SP