Modalidade de pagamento atrai novos clientes e assume importante papel na experiência do consumidor
Por Redação
Sem atritos na hora de pagar as compras. Esse é um dos benefícios da carteira digital, cuja adesão está crescendo entre os consumidores desde o início da pandemia. Na esteira desse ganho de preferência, as bandeiras de varejo do Carrefour também veem essa forma de pagamento avançar rapidamente. O aumento tem sido de três dígitos e, apesar da base ainda pequena e da pouca representatividade, rouba participação do dinheiro e do cartão de débito.
A modalidade também ajuda a atrair novos consumidores para a rede.“Estamos falando de muitos clientes que não querem trabalhar com conta bancária ou meios de pagamentos analógicos. O cartão já é embarcado na sua carteira digital. Por isso, nossas lojas estão todas preparadas para atender essas pessoas”, enfatiza Luis Bressan, diretor financeiro do Carrefour. As bandeiras da empresa passaram a aceitar recentemente a solução da Ame Digital, que se somou às da PicPay, da Ewally – fintech na qual o Carrefour detém 49% do capital desde 2019 – e do Banco Carrefour, que pertence à companhia e está se transformando em um banco múltiplo.
Com isso, o braço financeiro do grupo será uma alavanca ainda maior de negócios para o varejo e vice-versa, ampliando os serviços e soluções. “O cliente se tornou digital. As pessoas, de forma geral, vivenciam a tecnologia, que não se restringe mais somente aos jovens de 18 a 20 anos”, avalia o diretor financeiro do Carrefour. Isso significa que ela tem se tornado algo “natural” na vida das pessoas, diferentemente do que acontecia com os mais velhos, que tiveram de aprender a lidar com o mundo digital depois de adultos.
Com base nessa mudança de comportamento, a carteira digital assume um papel relevante na experiência de compra dos clientes. “O consumidor quer uma loja limpa, onde identifique os produtos que precisa. A compra termina depois que ele encontra tudo o que estava buscando. A partir desse momento, qualquer situação pode ser um aborrecimento. Por isso, o momento de pagar a compra precisa ser tão fluido quanto a navegação na loja. E a carteira digital ajuda muito nesse sentido”, explica Bressan.
A expectativa é de que essa modalidade ganhe cada vez mais adeptos não apenas no Carrefour, mas no varejo como um todo. Estudo da Fiserv, empresa global de pagamentos e tecnologia de serviços financeiros, aponta que 53% das pessoas usam mais suas carteiras digitais hoje do que antes da pandemia. E 51% garantem que confiam na sua segurança.
Para o Carrefour, o avanço da solução faz parte das iniciativas de transformação digital, um dos pilares da sua estratégia, assim como a transição alimentar. No primeiro caso consiste em oferecer produtos digitais que atendam necessidades dos clientes e, no segundo, em ampliar ao público o acesso de alimentos saudáveis e de qualidade.
O braço de varejo da companhia, que possui ainda uma operação de cash &carry com o Atacadão, registrou faturamento de R$ 22,9 bilhões no ano passado. Tem cerca de 485 pontos de venda em 13 Estados e no Distrito Federal, distribuídos entre as bandeiras Carrefour Market e Carrefour Bairro, ambas de supermercados, Carrefour (hipermercado) e Express, de lojas de proximidade. Somam-se a elas o e-commerce e os postos de combustível.
Fonte: S.A. Varejo