Setor terá seu próprio marketplace, com investimento de R$ 60 milhões e expectativa de adesão de 91 mil lojas físicas filiadas à ABRAS
Por Redação
De olho nos novos hábitos de consumo, os supermercados de todo o Brasil também pretendem se reunir para oferecer o seu próprio marketplace. Com isso, o setor supermercadista passará a ser um concorrente direto no negócio de entrega de alimentos (modelo B2C) oferecido hoje pelas empresas como iFood, UberEats e Rappi. O investimento gira em torno dos R$ 60 milhões e pretende reunir as 91 mil lojas físicas espalhadas pelo país e filiadas a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados).
A nova plataforma terá como principal objetivo trabalhar a serviço do setor supermercadista, ajudando inclusive o pequeno varejista, que na maior parte das vezes não possui uma estrutura tecnológica própria. Além disso, os fornecedores dos supermercados não poderão usar o espaço como canal de venda e a indústria de alimentos, bebidas, higiene e limpeza terá que continuar vendendo os seus produtos aos supermercados para que estes possam distribui-los no canal online.
“Temos trabalhado para ampliar o uso da tecnologia, a fim de garantir sempre a melhor experiência para os clientes. Somos sensíveis às exigências do consumidor e, por isso, a digitalização e a facilidade de entregas estão sempre no nosso radar e fazem parte das nossas discussões. O marketplace do setor supermercadista será uma iniciativa inédita e em breve teremos mais novidades”, explica João Galassi, presidente da associação.
A princípio, os clientes poderão optar em fazer suas compras online, diretamente de um supermercado, ou comprar os seus produtos em diferentes lojas da plataforma até concluir sua compra no carrinho.
“Esse é um projeto que deve chegar ao final do terceiro ano com um faturamento de R$ 20 bilhões e incluir as 27 associações estaduais filiadas à ABRAS”, afirma Rodrigo Segurado, vice-presidente de ativos setoriais da Abras, acrescentando que a plataforma está bem adiantada em termos de execução e que será apresentada aos associados na convenção do setor que acontecerá no fim de setembro, em Campinas.
Fonte: Super Varejo