Anita Calçados investe em tecnologia, triplica taxa de conversão e melhora engajamento em 200%
Medir o ROI retorno sobre investimento é um dos grandes desafios no caminho dos varejistas. Quem consegue acertar essa conta, portanto, acaba tendo grande vantagem em relação aos concorrentes.
A Anita Calçados, um dos maiores e-commerces de sapatos do País, decidiu investir em tecnologia no momento mais complicado de sua trajetória.
Isso acontecia, segundo o CEO da loja virtual, Tiago Bellin, porque a entrada de grandes players no mercado de calçados nos últimos anos teria inflacionado o custo de todas as empresas com marketing digital, dificultando o planejamento de negócios.
Foi então que surgiu a parceria com a ESV Digital, que buscava resolver os problemas de rentabilidade, otimizar os indicadores da Anita Calçados e aumentar esse ROI sem que fosse necessário reduzir os investimentos.
Estávamos na dúvida se valia a pena continuar com o nosso e-commerce. Com a implantação da tecnologia, buscávamos apenas melhorar a gestão das campanhas publicitárias com plataformas programáticas. No entanto, a parceria deu tão certo que hoje já planejamos aumentar nossos investimentos online, disse.
Mas como isso foi colocado em prática?
Primeiro a agência de marketing digital analisou minuciosamente os resultados dos canais utilizados pela loja virtual: search, display RTB, retargeting dinâmico, comparadores de preço, redes de afiliação e market places.
Depois, a ESV começou um processo de melhoria no desempenho de cada um dos canais que durou um mês. Os indicadores de desempenho chamados de KPIs escolhidos foram: ROI, receita e o CPA o custo por aquisição.
O resultado foi imediato: a porcentagem de conversão da Anita Calçados triplicou, a receita mensal também cresceu 20% e o engajamento aumentou 238%. O CPA dos anúncios na Internet caiu 34% e a eficiência dos cliques cresceu 37%.
No final das contas, com investimento igual ao dos meses anteriores, a conversão no e-commerce cresceu 55%. Para o co-fundador da ESV no Brasil, Fernando Mifano Galender, a gestão especializada dos canais online é essencial.
Uma estratégia multicanal é o que viabiliza um trabalho de longo prazo, sustentável com os varejistas online. Não é possível buscarmos performance sem a expertise de profissionais extremamente analíticos, auxiliados por plataformas de automação de compra de mídia, explicou.
Revista No Varejo on-line – SP