Com isso, setor acumula uma alta de 5,4% nas vendas nos últimos 12 meses; desempenho ficou próximo às expectativas de analistas
Por Lucianne Carneiro
O volume de vendas no varejo restrito subiu 1,4% em maio, frente a abril, na série com ajuste sazonal, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira. É a segunda alta seguida do varejo. Os dados divulgados pelo IBGE também mostram uma forte revisão do desempenho de abril. A alta frente a março, que tinha sido de 1,8%, foi revisada para 4,9%, em função do ajuste sazonal.
Na comparação com maio de 2020, o varejo restrito avançou 16%. O comércio restrito acumula alta de 5,4% no resultado em 12 meses.
O resultado de maio ante abril veio menor que a mediana estimada pelo Valor Data, apurada junto a 30 consultorias e instituições financeiras, que era de aumento de 2,3%. O intervalo das projeções para o varejo restrito era de ganho entre 0,6% e 2,9%. A alta de 16% ante maio de 2020 foi um pouco menor que a esperada. A expectativa mediana era de variação de +17,9%, com influência da base de comparação depreciada de maio de 2020.
A receita nominal do varejo restrito acumulou avanço de 2,4% em maio em relação a abril. Na comparação com maio de 2020, houve alta de 29,8%.
No varejo ampliado, que inclui as vendas de veículos e motos, partes e peças, e material de construção, o volume de vendas subiu 3,8% na passagem entre abril e maio, já descontados os efeitos sazonais. Os analistas de 25 bancos e consultorias esperavam crescimento de 4,7%. Na comparação com maio de 2020, o volume de vendas do varejo ampliado subiu 26,2%. A expectativa, pelo Valor Data, era de alta de 27,5%, também em função da base comparação fraca de maio de 2020.
Já a receita nominal do varejo ampliado aumentou 4,7% em maio, frente a abril, na série com ajuste sazonal. Na comparação com maio de 2020, houve alta de 41,1%.
Fonte: Valor Invest