Segundo Serasa Experian, a alta foi de 1,7% frente ao mesmo mês de 2013
O movimento dos consumidores nas lojas de todo o país em novembro foi 0,5% maior, frente a outubro, segundo indicador da Atividade do Comércio da Serasa Experian.
Na comparação com novembro de 2013, a alta foi de 1,7%. De janeiro a novembro, houve alta de 3,8% no movimento dos consumidores em relação ao mesmo período do ano passado.
Puxaram o resultado de novembro as altas de 2,6% no segmento de móveis, eletrônicos e equipamentos de informática, de 3,3% em material de construção e de 1,3% no segmento de combustíveis e lubrificantes.
Já na direção contrária, novembro registrou quedas de 2,4% no segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, de 1,7% no segmento de veículos, motos e peças e de 0,2% no de tecidos, vestuário, calçados e acessórios.
De acordo com economistas da Serasa Experian, o fraco desempenho da atividade varejista “é decorrente do atual quadro de encarecimento das linhas de crédito e do baixo grau de confiança dos consumidores”.
Este movimento sinaliza, segundo a Serasa, que as vendas de Natal também devem exibir desempenho bastante modesto quando comparadas às realizadas no mesmo período do ano passado.
Revista No Varejo on-line – SP