Luciana Wodzik tem uma trajetória de 25 anos no grupo Arezzo & Co. Confira aprendizados preciosos de sua jornada profissional
Por Paula Melo
Luciana Wodzik é um exemplo de desenvolvimento de carreira inspirador dentro de uma empresa de grande porte. Aos 46 anos, ela assumiu em novembro passado o cargo de diretora-executiva no grupo Arezzo & Co (das marcas Arezzo, Anacapri, Alme e Fiever, que são as de maior faturamento na companhia), além de atuar ainda como diretora de franchising (de franquias). Vale lembrar que hoje, além das grifes citadas acima, o conglomerado reúne mais três de calçados (a Schutz, a Alexandre Birman e a Vans), o marketplace ZZ Mall, a plataforma de economia circular Troc e o braço de lifestyle AR&Co.
A trajetória de sucesso para alcançar o segundo posto mais alto numa das maiores varejistas de moda do Brasil (contando com ela, são só sete diretores-executivos, que estão um nível abaixo do CEO Alexandre Birman) começou há 25 anos. O primeiro contato de Luciana com a Arezzo foi, na verdade, como modelo de calce. Em uma feira de exposição, chamou a atenção de Anderson Birman, fundador da empresa. “A gente dava muito apoio nas vendas dos representantes. Com a minha facilidade de interagir, me destaquei”, relembra a mineira, que na época tinha 18 anos. “Sempre tive uma paixão por moda como forma de expressão da minha personalidade, e também por pessoas, de me comunicar com elas. Isso sempre me conectou muito com o universo do varejo e da moda.”
Entrou como estagiária enquanto cursava faculdade de economia (ela acabou se formando em administração e fez MBA em gestão de varejo) e foi progredindo dentro da companhia – uma jornada que poderia facilmente passar horas contando. “Fui empreendendo junto com a Arezzo: a marca crescendo de um lado e eu, em paralelo, profissionalmente. Comecei minha carreira focada no comercial. Desenvolvi todo o canal de franquias, depois evoluí para o lançamento de startups dentro da companhia, entre elas a Fiever, e as coloquei num novo patamar”, resume Luciana, que ainda foi diretora de marca da Schutz. Entre os projetos recentes sob seu comando, ela destaca o lançamento da Brizza (linha dentro da Arezzo). “Nasceu num momento extremamente desafiador e é um sucesso, já tendo vendido mais de 1 milhão e meio de pares.”
A seguir, a executiva entrega lições valiosas que aprendeu ao longo desse percurso.
1. Ame aquilo que você faz: “Eu tenho 25 anos na empresa e, para mim, todo o dia é como se fosse o primeiro, porque eu realmente estou onde eu me identifico. É preciso descobrir o que faz o seu coração acelerar, independente do tempo. O primeiro ponto de toda carreira é você estar apaixonada.”
2. Conecte-se com a empresa: “No momento que você define a área que você quer, entenda quais são as empresas que têm a cultura que você se identifica, para que você não se frustre. Talvez seja muito difícil você conseguir se destacar se não se conectar com a cultura da companhia, porque terá muitos atritos. Independente do cargo, o que me fez querer ir além é estar muito conectada com a empresa.”
3. Seja um líder empático: “A primeira coisa que um líder precisa se preocupar é no conforto das pessoas, no entendimento do sentimento de cada um. Independente de estarem todos de home office, precisamos de uma gestão muito alinhada e próxima”, diz ela sobre gerir em meio à pandemia. “Como Arezzo & Co, deixamos muito claro o momento que estávamos vivendo e as medidas e estratégias. Tivemos resultados de pesquisa de clima com pontuação extremamente alta.”
4. Transforme as dificuldades em oportunidades: “Sou uma pessoa que costuma ver o copo sempre meio cheio, então nos obstáculos sempre vejo oportunidades – e não como algo que vai nos paralisar. Acredito que nos traz reflexão para pensar e propor outros caminhos. No setor de varejo, aqueles que souberem todas as oportunidades de transformação que o momento nos permite terão a possibilidade de um futuro bastante promissor.”
5. Aprenda a se adaptar: “O Anderson sempre trouxe esse mantra”, ressalta. Luciana destaca a questão da digitalização e experiência. “Tivemos que trazer 2154 pra 2020”, brinca. “A pandemia obrigou muitos a acelerarem sua digitalização, e ela dá um novo tom para o varejo, que vai se beneficiar muito dessas inovações que estão vindo pela frente. Lançamos, por exemplo, um aplicativo para as vendedores, no qual terão a base de clientes na palma da mão, que trará uma proximidade em relação ao consumidor muito diferente. Eles poderão se conectar com pelo menos 60 clientes por dia, entender seus históricos, e enviar uma vitrine virtual por Whatsapp.”
6. Seja humilde: “Sempre se posicione, mas com humildade”, afirma sobre um dos conselhos de carreira que ouviu e levou para a vida. “Desça do salto. Você se perde quando começa a perder a humildade.”
7. Planeje bem o seu dia: Mãe de dois meninos (um adolescente de 14 anos e um bebê de três), Luciana fala sobre a importância de gerir bem seu tempo no dia a dia para poder conciliar vida profissional e pessoal. “É ter um planejamento para dar conta de tantos papéis: de executiva, de mãe, de mulher, de filha, de amiga… A gestão de tempo tem que ser muito prioritária: entender o que é urgente para você desenhar toda a sua agenda. Não dá para deixar a vida te levar quando você quer ser mãe e profissional de destaque.”
8. Tire um tempo para você: A executiva dá ainda uma dica de wellness. Luciana conta que há um ano começou a meditar, o que tem feito muito bem para ela. “São 15 minutos de meditação guiada ao acordar que me coloca em outro patamar de resiliência, de tranquilidade para poder lidar com tantas frentes. Mesmo com uma agenda tumultuada, é importante ter momentos para você fazer algo que você curta. Começar o dia meditando fez uma diferença muito grande para mim, e me ajudou a assumir novos desafios no meio de uma pandemia.”
Fonte: Vogue