Com foco na região Sul, rede de farmácias quer superar o recorde de 44 inaugurações alcançado em 2020
Por Adriana Mattos
A rede de farmácias Panvel, do grupo Dimed, projeta 65 aberturas de lojas neste ano, superando o recorde de 44 inaugurações em 2020, com foco especialmente no Sul. Isso pode pressionar mais as despesas operacionais, mas a rede acredita que com aumento nas vendas ao longo de 2021 – em abril e maio houve crescimento de 30% – a diluição de gastos avança, reduzindo o impacto da expansão orgânica sobre os resultados.
A margem operacional já não cresceu de janeiro a março, mostra o balanço publicado ontem, após iniciativas em logística e na operação digital que elevaram gastos.
“Abril e maio foram muito bons, em parte pela base de comparação fraca que as drogarias tiveram no segundo trimestre de 2020. Há ainda o efeito do reajuste dos medicamentos em abril e também tem aumentado a demanda por exames, vacinas e vitaminas, com rentabilidade acima da média”, disse ontem o diretor de relações com investidores Antonio Napp.
“Isso tende a criar cenário mais otimista para mantermos os projetos de abertura”, completou.
A Panvel tem lojas no Rio Grande do Sul, seu principal mercado, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Este ano, o plano para São Paulo, onde atua de forma mais tímida, com 6 pontos, é ampliar as vendas digitais, com um pequeno hub logístico inaugurado em novembro.
Como tem poucas lojas, a dificuldade está em ser ágil na entrega sem tantos pontos com estoque espalhados pela cidade. Raia, Drogasil e Drogaria São Paulo usam lojas como ponto de estocagem do comércio eletrônico. “Montamos a ‘dark store’ na capital para melhorarmos a entrega, a disponibilidade de produto e sermos mais competitivos em São Paulo”, disse.
Além disso, as aberturas neste ano serão todas em lojas de rua, em detrimento dos shoppings e outros locais fechados onde a recuperação de venda anda lenta. “Abrimos 7 lojas de janeiro a março e serão cerca de 20 no segundo trimestre. Cerca de 15% de nossos pontos estão hoje em locais ‘indoor’, mais fechados, e entendemos que se esses pontos não se recuperarem iremos avaliar a manutenção”. A Panvel tem 477 lojas.
Em abril, ao se somar as lojas de rua e em shoppings, as vendas da empresa cresceram 29,2%, e em maio, 30%. A taxa supera os dados do início do ano. De janeiro a março, a receita bruta do braço de varejo avançou 12%, para R$ 735,8 milhões. O lucro líquido da Dimed atingiu R$ 21,3 milhões, alta de 30%. A margem de lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação se manteve estável, em 4,6%. Apesar do indicador não ter crescido, Napp diz que o desempenho é positivo ao se considerar o aumento das despesas no período.
A Panvel elevou estoques e migrou um centro de distribuição de Passo Fundo (RS) para São José dos Pinhais (PR), que deve atender São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
O diretor ainda foi questionado se avalia aquisições de ativos. Segundo fontes, a Extrafarma estaria estudando a venda de sua operação, e no passado teria sondado grupos como Pague Menos e Panvel. “Nunca dizemos nunca, mas há aquisições que podem ser armadilhas e não são nosso foco”, disse, sem citar nomes.
Fonte: Época Negócios