Por Rennan Setti
A B2W está acrescentando mais uma roda à estratégia de limpar sua pegada de carbono na “última milha” do e-commerce. A dona dos sites Americanas, Submarino e Shoptime começará a entregar pacotes no Rio e em São Paulo por meio de uma frota de 90 tuk-tuks elétricos, espécie de “versão Tesla” do triciclo de predileção em países como Índia e Vietnã.
Os tuk-tuks vão complementar a frota “limpa” de 250 bicicletas analógicas e elétricas nas entregas em bairros de alta densidade populacional. Mas, como comportam até 600 quilos, os novos veículos permitem o transporte de um leque maior de produtos e a realização de mais entregas em uma mesma viagem.
A expectativa da B2W é que os tuk-tuks evitem a emissão de 3 toneladas de CO2 por mês, segundo Welington Souza, diretor da LET’S, plataforma de gestão de logística e distribuição da Americanas e da B2W.
O grupo das Lojas Americanas — que, além da B2W, inclui também a Ame — vem tentando reduzir sua pegada de CO2. No ano passado, suas operações se tornaram neutras em carbono. Isso significa que parte importante (70%) das emissões está sendo compensada, mas não tudo. Para se tornar “empresa carbono neutro” ela precisaria estar compensando 100% — e a frota logística é um naco relevante do que falta.
Por isso, em 2019 o grupo comprou duas start-ups de entregas por bicicleta, a Pedala e a Courri. Segundo a companhia, no ano passado, mais de 1,8 milhão de pedidos foram entregues por bicicletas, cinco vezes o total de 2019, sem contar a introdução das bikes elétricas.
O tuk-tuks começarão por Rio e São Paulo, mas o plano da B2W é expandir a solução para outras capitais.
Fonte: O Globo