Ecommerce da rede de farmácias avançou 60% no ano passado; varejista fechou 2020 com vendas de R$ 2,69 bilhões
Por Redação
A Panvel alcançou faturamento de R$ 2,69 bilhões em 2020, um avanço de 5,9% em relação ao ano anterior. E os canais digitais foram decisivos para assegurar esse resultado. Com crescimento de 60% frente a 2019, as vendas online já representam 15,4% dos negócios da rede, uma das cinco maiores do varejo farmacêutico nacional segundo a Abrafarma.
As plataformas digitais, inclusive, receberam R$ 18,5 milhões de investimentos no ano, utilizados em novos serviços como o aplicativo de vendas e na integração de PBMs e receiturário eletrônico. Os recursos também foram aplicados em inovações como o Espelho Virtual, tóten que se baseia em conceitos de realidade aumentada e permite que os clientes experimentem mais de 4 mil produtos de maquiagem da Panvel sem precisar ter contato físico com eles.
Os últimos três meses do ano marcaram uma profunda recuperação dos resultados financeiros da Panvel, após dois trimestres de restrições impostas pela pandemia da Covid-19. As vendas totais em suas 377 lojas de rua aumentaram 18%, o que deu sustentação para a rede investir na abertura de 21 unidades no período – quase metade dos 44 pontos de vendas inaugurados ao longo do ano. As transações via e-commerce cresceram 71,8% no quarto trimestre, o maior incremento percentual de 2020.
Novo formato de lojas
Como parte da sua estratégia omnichannel, a Panvel terminou o ano com 473 farmácias nos três estados do sul do País e em São Paulo. Mas chamou a atenção o início da aposta em um modelo de lojas populares, com foco na classe média expandida e em regiões mais interiorizadas. A rede abriu oito pontos de venda com esse formato.
Não à toa, o investimento em novas unidades e reformas foi recorde – R$ 38,2 milhões, 45% do aporte total de R$ 84,6 milhões em 2020. Para 2021, a meta é inaugurar 65 lojas, com redução da relevância de unidades em shopping centers.
Ecossistema de saúde
Outros pilares do crescimento da Panvel foram os serviços farmacêuticos, que se estenderam a 114 lojas, uma ampliação de 14% na abrangência em relação a 2019. A rede também se consolidou como uma das líderes em vacinação na Região Sul, com mais de 72 mil doses contra doenças como gripe, zika e sarampo – número 22% maior que o do ano anterior.
Esse movimento rumo à formação de um ecossistema de saúde fundamentou o projeto Panvel Labs. O laboratório de inovação tem como propósito estimular conexões com startups que tenham sinergia com o varejo farmacêutico, incorporando suas soluções ao dia a dia da rede.
Fonte: Panorama Farmacêutico