O Natal em 2020 teve um aumento de 26,2% no número de tentativas de fraudes no e-commerce brasileiro. Em 2019, foram 309.190 pedidos potencialmente fraudulentos, passando para 390.145 este ano, equivalendo a R$ 441,5 milhões. Os dados são de um levantamento da ClearSale. O período monitorado foi de 15 de novembro a 24 de dezembro, o que engloba a Black Friday.
As categorias que geraram maior número de tentativas de fraudes foram: Eletrônicos, Celulares, Bebidas, Automotivo e Ar Condicionado. Em 2019, as mais visadas foram Bebidas, Celular, Eletrônicos, Alimentos e Automotivo.
Compras online
Levantamento da Neotrust/Compre&Confie, companhia de inteligência de mercado focada em e-commerce, mostrou que o varejo virtual brasileiro faturou R$ 21,8 bilhões entre os dias 15 de novembro e 24 de dezembro, registrando um aumento de 55% se comparado com o mesmo período do ano passado.
A quantidade de pedidos também cresceu em 2020 antes das festas de fim de ano – foram realizadas 47 milhões de compras no varejo online, indicando uma alta de 52% em relação ao ano anterior -, assim como seus valores (o tíquete médio, que em 2019 era de R$ 454 foi para R$ 464 em 2020, apontando um aumento de 2% no intervalo mapeado)
Fonte: Época Negócios