A rede espanhola de supermercados Dia está trocando o comando das operações no Brasil. Marcelo Maia, que ocupava a presidência executiva no país irá compor o conselho de administração do grupo, sendo substituído por Enéas Pestana.
A companhia enfrentou dificuldades no país no ano passado quando já havia mudado de presidente.
Nomeado agora, Pestana é experiente no varejo alimentar, foi presidente do Grupo Pão de Açúcar de 2010 a 2014 e, desde março deste ano, também integrava o conselho consultivo do Dia no Brasil. O executivo também foi vice-presidente da Diagnósticos da América (Dasa). Em sua trajetória, Pestana também já esteve comandando reestruturação na BRPharma e montou um projeto de retomada da operação da Saraiva, além de ter sido presidente da Máquina de Vendas, dona da Ricardo Eletro.
À frente da operação brasileira desde fevereiro deste ano, a gestão de Maia concluiu a venda das operações no Rio Grande do Sul para que a companhia se concentrasse nos negócios no Estado de São Paulo. Desde 2001 no Brasil, a rede de supermercados conta, atualmente, com 778 lojas em São Paulo e Minas Gerais. A companhia conta com mais de 7.500 funcionários e, até setembro, teve vendas líquidas de 863 milhões de euros.
Fonte: Valor Econômico