O setor de vestuário guarda grandes oportunidades para o Grupo Soma (SOMA3), que realizou neste ano sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). Dona de oito marcas próprias, como Animale e Farm, e do outlet Off Premium, a companhia tem muito espaço para crescer ainda.
A XP Investimentos iniciou a cobertura das ações do Grupo Soma com recomendação de compra e preço-alvo para o fim de 2021 de R$ 17. De acordo com a corretora, existem várias alavancas de crescimento diferentes para a empresa, seja por meio da expansão das lojas físicas, do aumento da operação de atacado ou do avanço da digitalização pouco explorada no segmento de roupas e acessórios.
O Grupo Soma tem procurado expandir suas operações menores, principalmente Foxton, Fábula e Maria Filó. A estratégia é boa, pois diversifica as vendas das marcas (Anima e Farm atualmente correspondem por 65%-70% das vendas consolidadas) e das categorias. A companhia espera chegar a mais de 450 lojas (no momento, são 270 unidades em 23 estados brasileiros) com as marcas atuais, com foco em shopping centers.
“Esperamos que o Grupo Soma tenha um poder de barganha cada vez maior com os shoppings, à medida que aumenta sua penetração por meio de diferentes marcas e, consequentemente, deixa de ser ‘apenas uma loja satélite’ para se tornar um ‘grupo âncora’, possibilitando melhores negociações”, afirmaram Danniela Eiger, Thiago Suedt e Marco Nardini, analistas de Varejo da XP, em relatório divulgado ontem à noite.
Inspiração
Para a XP, o Grupo Soma está bem posicionado para consolidar o mercado de vestuário de luxo. A companhia serve de inspiração para marcas menores, e sua posição de liderança em uma indústria fragmentada cria vantagens em transações de fusões e aquisições.
Fonte: MoneyTimes