Forrester Research indica que vendas no m-commerce respondem por 13% das vendas on-line no Brasil
As vendas on-line realizadas por meio de smartphones e tablets já correspondem a 13% do total do e-commerce brasileiro, de acordo com um levantamento realizado pela Forrester Research em parceria com a E-commerce Brasil.
O estudo Retail eCommerce In Brazil: Key Metrics 2014, realizado em agosto e setembro deste ano com 308 operações on-line (varejistas pure players, multicanal e indústrias), indica que 7% das vendas via Internet são realizadas a partir de smartphones e 6%, de tablets.
O índice de vendas a partir de smartphones é menor, mas não é radicalmente diferente dos 9% verificados nos Estados Unidos. A alta penetração dos celulares no mercado brasileiro mostra que as iniciativas focadas em smartphones receberam a parte do leão nos investimentos em mobile, afirma Zia Daniell WIgder, vice presidente e diretora de pesquisa da Forrester Research.
Já no caso dos tablets, o cenário é bem diversificado. Varejistas que só atuam on-line dão mais foco às vendas por meio de tablets, que trazem uma experiência de consumo mais imersiva que os celulares, comenta Zia. Para ela, o Brasil está em um momento de inflexão no uso desses dispositivos.
Nos próximos dois ou três anos, os varejistas brasileiros deverão ampliar consideravelmente seus investimentos em iniciativas baseadas em tablets, afirma. Nos Estados Unidos, 21% das vendas on-line neste ano acontecerão por meio desses equipamentos.
Revista No Varejo on-line – SP