Diante do fechamento de lojas e do aumento das compras online em meio à pandemia de Covid-19, a empresa brasileira especializada em calçados infantis, Bibi, mudou sua estratégia, postergando o plano de aberturas de lojas franqueadas e investindo na sua transformação digital. Entre as ações realizadas neste contexto, está a implantação do primeiro e-commerce da marca na América Latina, voltado para o mercado chileno, onde exporta seus produtos desde a década de 1990.
Os parceiros da Bibi, Macarena Fache e Antonio Fache, distribuidores da marca no Chile há três anos, foram os responsáveis pela implantação do projeto, cuja logística é toda feita localmente, com fornecedores avaliados e validados pelos clientes. Após a pandemia, está prevista a implantação de uma loja física no país.
“Com a chegada da pandemia e as lojas fechadas, começamos a efetuar vendas pelas redes sociais. Ao analisar essa questão, vimos que seria atrativo para o mercado chileno investir em um e-commerce, que daria mais segurança, conforto e agilidade aos clientes. Conseguimos nos adaptar num prazo de 40 a 45 dias e hoje conseguimos explorar o negócio também por meio de marketplace, que dão um incremento no faturamento”, revela Macarena.
De acordo com a a presidente da Calçados Bibi, Andrea Kohlrausch, “com um ponto de operação, os projetos de transformação digital da franqueadora abrem um leque de oportunidades. Com a Prateleira Infinita (integração entre as lojas físicas e o canal on-line), o Clique e Retire (meio através do qual o consumidor pode comprar online e retirar na loja de sua preferência), o delivery e a venda link é possível explorar de forma rentável e atrativa a integração do on-line com o off-line, dando mais visibilidade ao negócio em diferentes frentes”, explica.
Posteriormente, a Bibi, que está presente em mais de 70 países, quer levar o modelo de negócio do e-commerce para outros países, inicialmente na América Latina. O investimento tanto da página quanto do estoque é do parceiro. A marca entrega uma plataforma VTex nos mesmos moldes da brasileira, o que dá agilidade no processo de implantação e uma transferência de know-how. A mesma base é usada e são feitos apenas os ajustes de acordo com o local de atuação.
“Lançamos o e-commerce no Brasil em 2013, mas apenas a partir de 2017 é que passamos a trabalhá-lo como uma frente de loja, se integrando com o varejo físico. E esta é uma das etapas de internacionalização que esperamos chegar daqui alguns anos. O Peru que já tem unidades franqueadas da marca é um mercado promissor para receber este projeto”, explica Kohlrausch.
Fundada em 1949, a Bibi é referência no mercado de calçados infantis. A empresa possui fábricas em Parobé (RS) e em Cruz das Almas (BA), onde produz mais de 2 milhões de pares ao ano. No No Brasil, seus produtos estão disponíveis em mais de 3.500 mil pontos de venda multimarcas, além do e-commerce e de uma rede de franquias com mais de 120 lojas.
Fonte: Fashion Net