12/11/2014
DO “NEW YORK TIMES”
A loja da rede Macy’s da Herald Square, em Nova York, ocupa posição singular no varejo dos EUA Estabelecida mais de um século atrás, a loja agora abarca quase todo o quarteirão, com uma missão: oferecer produtos a preços tão variados que todo mundo tem condição de comprar alguma coisa.
Mas agora a Macy’s está reformulando aparência, mix de produtos e infraestrutura para cultivar consumidores menos preocupados com preços e que geram mais lucro: os turistas estrangeiros que buscam marcas de luxo e a geração milênio –nascidos entre 1980 e 2000.
A estratégia empresarial é adaptar o mix de produtos de cada uma das 789 lojas da Macy’s aos desejos dos compradores locais. Ou seja, em Nova York há estoques maiores de ternos caros em tamanhos menores (para os turistas asiáticos).
O alvo é também se diferenciar de gigantes do e-commerce, como a Amazon, com táticas como permitir que clientes comprem on-line e retirem o produto na loja.
A abordagem parece estar dando resultado. O faturamento passou de US$ 23,5 bilhões, em 2009, para US$ 27,9 bilhões, no último ano.
REFORMA GIGANTE
Outro desafio é a reforma da Macy’s da Herald Square. Com cerca de 200 mil m² de área, ela é uma das maiores lojas do mundo. Gera cerca de US$ 1 bilhão ao ano em vendas e atrai cerca de 20 milhões de visitantes ao ano.
A reforma vai durar quatro anos e custar US$ 400 milhões. Ao final, em 2015, a loja terá ganhado 9.000 m²de espaço para vendas.
Em certo sentido, a Macy’s de Herald Square segue sua missão: adapta sua mercadorias para refletir as necessidades do consumidor atual.
Uma coisa, porém, não mudou nem mudará: quem quer que sejam os compradores, eles ainda podem usar as escadas rolantes de madeira, com seu ruído peculiar.
Tradução PAULO MIGLIACCI
Folha de S. Paulo – SP