12/11/2014 Ação, ontem, bateu recorde ao somar mais de US$ 9,3 bilhões em vendas para 220 países O Alibaba Group transformou um feriado chinês obscuro no maior evento comercial do país. Agora, seu objetivo é levar o sucesso do Dia dos Solteiros para o resto do mundo, já que boa parte das vendas ainda deve vir da China. A edição deste ano teve a inclusão de marcas estrangeiras como Calvin Klein, Unilever, Costco Wholesale, American Eagle Outfitters e Blue Nile, embaladas numa forte política de descontos. O grupo anunciou que vendeu mais de US$ 9,3 bilhões em mercadorias ontem, superando o recorde do ano passado, de US$ 5,7 bilhões. E eclipsando, já nas primeiras horas do dia, os US$ 3,7 bilhões em vendas online do Dia de Ações de Graças, Black Friday e Cyber Monday os maiores dias de vendas do e-commerce nos EUA. Segundo a chinesa, foram registrados 278 milhões de pedidos, sendo que 43% deles foram feitos via dispositivos móveis. Mas esse número ainda pode aumentar, já que em algumas regiões do mundo a promoção se estendeu por mais horas, devido ao fuso horário. A consultoria de pesquisa em tecnologia IDC estimava que o volume de mercadoria bruto total alcançaria US$ 8,62 bilhões. Parte desse resultado deve-se à pré-venda, ação que começou em 15 de outubro, com os vendedores do marketplace anunciando os preços de venda de 11/11. Os comerciantes recebiam depósito de parte do valor dos itens comprados, mas o processamento do pagamento e o envio da mercadoria só foram feitos ontem. O festival deste ano é global, chegando a consumidores em mais de 220 países, incluindo o Brasil. O Alibaba, que menos de dois meses atrás completou a maior oferta pública inicial de ações, levantando US$ 25 bilhões, está usando 27 mil grifes para atrair comerciantes internacionais e consumidores para uma promoção com quase o triplo das vendas da Cyber Monday. A empresa ofereceu descontos no marketplace Tmall e em outros de seus sites para atrair compradores. O dia 11 de novembro é um marco importante para o Alibaba, disse Allen Xu, diretor-gerente da consultoria. A empresa usou o festival para construir o seu domínio como um e-commerce que liga as empresas aos consumidores na China. Com a abertura de capital do Alibaba, a empresa tem a ambição de tornar esta marca global., diz ele. A origem da data, que começou entre universitários O Dia dos Solteiros, um toque chinês ao Dia dos Namorados, foi inventado por estudantes na década de 1990, de acordo com o Diário do Povo, publicação do Partido Comunista. Quando escrito numericamente, a data é uma reminiscência de ramosnus,a expressão chinesa para solteiros e solteiras. O marketplace Tmall do Alibaba começou a promover o 11 de novembro como o maior evento de vendas em 2009, e os rivais o seguiram. Nesta edição, os comerciantes do Tmall foram encorajados a oferecer pré-encomendas para facilitar o tráfego da Internet no Dia dos Solteiros, disse Brian Lee, que supervisiona a distribuição na China de bolsas da marca Elle. Lee esperava vender 27 militens ontem, em comparação com uma média de 200 peças por dia. Cerca de 20% desse montante poderia ser pré-encomendado se os clientes pagassem um depósito de 15%. A Xiaomi, maior fabricante de smartphones da China, vendeu 720 mil telefones Mi no valor de 1 bilhão de yuans em 12 horas, disse o vice-presidente Hugo Barra, em um post do Twitter. Tornar o Dia dos Solteiros um evento internacional pode ser o próximo teste para o impulso do Alibaba. Ainda assim, a empresa não está esperando uma contribuição significativa das vendas globais este ano, disse o Chief Operating Daniel Zhang anteontem em uma coletiva de imprensa em Hangzhou. Nós tentamos criar um verdadeiro dia de consumo global, disse Zhang. Os números podem ser muito pequenos ainda porque estamos no início. Fora da China continental, a promoção de vendas do Alibaba tem sido mais popular em Hong Kong, seguido pelos EUA e Taiwan, de acordo com dados divulgados pela empresa ontem. Desde sua estreia em 19 de setembro, as ações subiram 75% em Nova York, e a empresa anunciou lucros trimestrais que superaram as estimativas dos analistas. Tarifas mais baixas que as do e Baye da Amazon.com Comerciantes oferecem descontos de pelo menos 50% no Dia dos Solteiros para impulsionar as vendas através do Tmall, bem como outras plataformas, incluindo o Alibaba AliExpress e o marketplace Taobao. Nesse período, o Alibaba aumenta o acesso ao website, e também aos serviços de apoio para os vendedores administrarem e divulgarem suas lojas, além de lidar com as entregas e trâmites alfandegários, explicou Li Jinlong, diretor da loja on-line Huiyou. É útil que o Alibaba esteja oferecendo treinamento gratuito para nós sobre como lidar coma logística e a alfândega, disse Li, cuja empresa vende roupas e bolsas para o Brasil. Baseado em Guangdong, a Huiyou opera uma loja no AliExpress que concentra vendas de cerca de 4 milhões de yuans no Dia dos Solteiros, uma vez que se concentra em mercados como a Rússia e os EUA, disse Li. Enquanto o Tmall conecta as marcas com os consumidores dentro da China, o AliExpress é a plataforma da empresa com foco em clientes internacionais. O AliExpress tornou-se um dos principais sites de compras na Rússia e no Brasil, ainda que a empresa não tenha operação nesses países, disse o bilionário fundador do Alibaba Jack Ma, em setembro. O site, fundado há quatro anos, está disponível em inglês, russo e português. Para os comerciantes como Li, a comissão menor do AliExpress e a ausência de barreira de entrada o tornam mais atraente do que a Amazon.com e o eBay. Li paga ao AliExpress uma comissão de cerca de 5%, em comparação com 8% a 20% do Amazon. com, disse ele.
Brasil Econômico – SP