Rede de shoppings vê consolidação na retomada da atividade e espera para o resto de 2020 recuperação total dos patamares de anos anteriores
A rede de shopping centers Iguatemi informou que as vendas de outubro deste ano já superam as do mesmo mês de 2019, o que indicaria consolidação na retomada da atividade. A gerente de relações com investidores da empresa, Cristina Betts, definiu os resultados de outubro como “excelentes”, ao dizer que um terço dos shoppings ficaram acima dos patamares de outubro de 2019 e que “muitas unidades” registraram resultado acima de 90% do mesmo período do ano passado.
No terceiro trimestre, destacaram os analistas do grupo, as vendas se recuperaram gradualmente com relação ao mesmo período do ano anterior, até alcançar 77% do resultado de 2019 em setembro.
Para o resto do ano, a expectativa é de recuperação total dos patamares de venda de anos anteriores.
Segundo os analistas, a melhora nas vendas se deve à retomada do horário de funcionamento dos centros de compras e reabertura de espaços como restaurantes e praças de alimentação. Hoje, 11 dos 17 shoppings do Iguatemi já estão funcionando em período integral.
A companhia destacou, em resultado divulgado ontem, que a flexibilização de medidas de isolamento permitiu a reabertura com restrições de oito unidades que estavam com operações suspensas no início do terceiro trimestre, como o Iguatemi Porto Alegre e o Iguatemi Campinas.
Os analistas pontuaram, ainda, que a estratégia de marcas internacionais exclusivas também tem ajudado no aumento das vendas. Isso porque, sem poder viajar, muitos brasileiros foram levados a consumir internamente e, no caso de algumas marcas estrangeiras, tiveram de procurar as lojas em shoppings da rede.
Para parte dessas lojas, informou o Iguatemi, as vendas em agosto estiveram próximas dos patamares do Natal. No terceiro trimestre, as vendas nas mesmas lojas (SSS, na sigla em inglês) recuaram 37,5% ante o terceiro trimestre do ano passado.
Com isso, a capacidade de utilização passou de 33% ao fim do segundo trimestre para 69% em setembro. As vendas totais saltaram de R$ 155 milhões em maio para R$ 773 milhões em setembro, montante que representa 23% de queda em relação ao mesmo mês de 2019.
Fonte: Valor Econômico