12/11/2014 às 05h00
Por Gabrielle Moreira | De São Paulo
O feriado do Dia dos Veteranos nos Estados Unidos e a agenda de indicadores econômicos da Europa trouxe tranquilidade aos mercados internacionais na terça-feira. O mercado de Treasuries não funcionou em terreno americano, enquanto Wall Street oscilou entre leves altas e baixas durante o pregão mais morno.
Apesar dos ganhos pequenos, Dow Jones e S&P 500 encerraram nas máximas histórias pela 24ª vez e 40ª vez, respectivamente, este ano. Esta foi a quinta sessão consecutiva que os dois índices fecharam em níveis recordes de alta. Dow Jones subiu 0,01%, para 17.614 pontos, Nasdaq ganhou 0,19%, para 4.660 pontos, enquanto S&P 500 ganhou 0,07%, para 2.039 pontos.
Operadores afirmaram que o volume de negócios foi mais baixo em função do feriado.
Os papéis de consumo estão no foco nesta semana, diante dos balanços corporativos do setor que serão divulgados nos próximos dias. Macy’s e J.C. Penney informarão seus números nesta quarta, enquanto Wal-Mart e Kohl’s divulgam na quinta-feira.
Na Europa, os principais índices fecharam com valorização, direcionados por balanços melhores que o esperado.
Vodafone subiu 5,6% na sessão de ontem, maior avanço em 14 meses, com queda menor que o estimado em sua receita. A alemã Henkel subiu 4,8%, após aumento de receita e lucro no terceiro trimestre, direcionada pelas vendas nos mercados emergentes.
O índice europeu Stoxx 600 subiu 0,3%, aos 338,6 pontos. Na bolsa de valores de Frankfurt, DAX subiu 0,18%, aos 9.369 pontos, e CAC-40, de Paris, ganhou 0,50%, aos 4.244 pontos.
Apesar das altas, produtoras de commodities e companhias de energia tiveram o pior desempenho na sessão de ontem. Entre os fatores que pressionaram a queda está a contínua baixa dos preços do petróleo. BHP Billiton e Rio Tinto caíram mais de 1%.
Hoje a agenda de indicadores é bastante tranquilas nos dois lados do Atlântico. (Com agências internacionais)
Valor Econômico – SP