A C&A, uma das maiores varejistas de moda do país, adotou a identificação por radiofrequência (RFID) com a Sensormatic Solutions, suíça especializada na tecnologia, para acelerar suas iniciativas omnicanal.
Desde junho, a Sensormatic está provendo o software da tecnologia e fornecendo as etiquetas, além de uma série de serviços que incluem consultoria, instalação, treinamento, gestão e acompanhamento.
A solução oferece etiquetas eletrônicas, acessíveis por ondas eletromagnéticas, com as quais cada item passa a ter uma identidade única, possibilitando a identificação constante de discrepâncias em quantidades de cada produto.
Com elas, é possível contabilizar, por exemplo, cerca de 250 peças por minuto.
Assim, os consumidores têm acesso à quantidade real de mercadoria disponível, o que diminui as chances de cancelamento da compra on-line por causa de inconsistência na visibilidade do estoque.
Com o projeto, a C&A espera reduzir em até 50% a perda de vendas on-line por desistência, além aumentar a acurácia de seus estoques em até 95%.
A jornada do consumidor na loja física também é impactada pela integração entre os canais, uma vez que cerca de 80% dos consumidores que visitam as unidades da rede dizem ter feito uma pesquisa prévia na loja digital.
A primeira unidade a receber o projeto foi a do Shopping Tamboré, em Barueri, São Paulo. Além dela, a tecnologia deverá chegar a outros nove pontos da rede, sendo dois no Rio de Janeiro, um em Brasília, um em Belo Horizonte e mais cinco em São Paulo.
“Sem dúvidas, com este sistema em nossas lojas, estamos tendo muito mais acuracidade e, consequentemente, dando uma resposta mais rápida dos produtos que estão ou não à disposição de nossas clientes”, afirma Francislei Donatti, vice-presidente comercial da C&A.
De acordo com a Sensormatic Solutions, o interesse pela solução de identificação por radiofrequência da empresa aumentou cerca de 40% nos últimos meses.
“Assim como em outros países, o uso da tecnologia RFID deve aumentar substancialmente em breve e se estabelecer como uma tendência no setor varejista. A C&A inova ao apostar na iniciativa estratégica e fundamental para a implantação do omnichannel”, afirma Vanessa do Valle, business developer manager da Sensormatic Solutions.
Fonte: Baguete