Desemprego recua em todas as regiões do país
NO SEGUNDO TRIMESTRE do ano, taxa ficou em 6,8%, ante 7,1% do período de janeiro a março. Greve de 77 dias no IBGE atrasou a divulgação dos dados
Ataxa de desemprego recuou em todas as regiões do país na passagem do primeiro para o segundo trimestre (abril a junho) deste ano, diminuindo de 7,1% para 6,8% da população economicamente ativa. O dado está na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada trimestralmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os resultados do estudo são publicados com quase três meses de atraso em razão de greve de 77 dias no IBGE entre maio e agosto. Os dados do terceiro trimestre também deverão sair atrasados.
O Nordeste apresentou o maior desemprego, com taxa de 8,8%, mas recuou em relação ao trimestre anterior (9,3%). O Sul teve a menor desocupação do país, de 4,1%, resultado abaixo dos 4,3% registrados no primeiro trimestre.
Ainda de acordo com a pesquisa, em todo o país, 38,9% das pessoas com idade para trabalhar estão fora do mercado: não têm ocupação nem estão em busca de emprego. Os dados da Pnad Contínua também mostram que 92,1 milhões de pessoas tinham alguma ocupação no segundo trimestre de 2014, ante 91,2 milhões no primeiro trimestre.
Rio de Janeiro
Zero Hora – RS