As vendas totalizaram R$ 2,5 bilhões no terceiro trimestre, alta de 13,9%
A Iguatemi Empresa de Shopping Centers apresentou bom desempenho no terceiro trimestre deste ano. As vendas totais atingiram R$ 2,5 bilhões no terceiro trimestre, um crescimento de 13,9% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. No acumulado do ano, as vendas totais alcançaram R$ 7,3 bilhões, um acréscimo de 16,2%.
O desempenho elevou os lucros da empresa de shopping center em 49,2% na comparação com o terceiro trimestre de 2013, para R$ 67,1 milhões.
Segundo a empresa, o resultado das vendas totais cresceu muito por conta das vendas dos shoppings existentes e da maturação dos shoppings recém-inaugurados, como o Iguatemi Brasília, Iguatemi Alphaville e JK Iguatemi, bem como da maturação das expansões dos shoppings Galleria e Praia de Belas; da inaguração da nova expansão do Iguatemi São Carlos e também por conta das inaugurações de novos empreendimentos, como o Platinum Outlet, Shopping Iguatemi Ribeirão Preto, Iguatemi Esplanada e Iguatemi Rio Preto.
Os índices de vendas mesmas lojas tiveram crescimento de 6,9% em relação ao ano anterior. Já as vendas nas mesmas área apresentaram aumento de 7,1%. Os aluguéis mesmas lojas e os aluguéis mesma área cresceram 8,6% e 8,8%, respectivamente.
Entre os novos projetos da companhia destaca-se a construção do do Hotel Hyatt Place, na cidade de Sorocaba, em São Paulo. O hotel 4 estrelas possuirá 176 quartos e uma área total de aproximadamente 11,6 mil metros quadrados. Esta operação gerará a Iguatemi um valor líquido de venda de R$ 6,192 milhões.
O custo de ocupação dos lojistas foi de 11,9% no terceiro trimestre, 1,1 pontos percentuais acima do custo de ocupação observado no mesmo período de 2013. “O aumento no custo de ocupação ocorreu principalmente em função da inauguração dos
shoppings novos, que tipicamente tem um custo de ocupação mais elevado nos primeiros anos de operação enquanto o shopping está em período de maturação”.
Ao todo, a companhia tem 17 shoppings no portfólio e três torres comerciais. Em termos de receita bruta, o Shopping Iguatemi São Carlos foi o que apresentou o maior crescimento na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, de 32,5%, um total de R$ 2,489 milhões em receita bruta.
A maior receita, porém, vem do Iguatemi São Paulo, que apresentou aumento de 9,3%, um total de R$ 44,409 milhões. O JK Iguatemi detém a segunda maior receita bruta do trimestre, de R$ 26,118 milhões, seguido do Iguatemi Campinas, com R$ 22,526 milhões e Iguatemi Porto Alegre, com R$ 18,018 milhões.
Revista No Varejo on-line – SP