A semana brasil, também conhecida como Black Friday Brasileira, que ocorreu entre os dias 3 e 13 de setembro, impulsionou um crescimento de 91,1% nas vendas do comércio eletrônico em relação ao mesmo período do ano passado, desconsiderando os setores de turismo e transporte. Os dados são do Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA).
Incluindo os dois setores, o crescimento nas vendas online foi de 10,3%. No total, incluindo a modalidade física, as vendas caíram 8,3% comparado aos mesmos 10 dias do ano passado.
“Não é um resultado ruim quando se leva em conta o contexto da pandemia, em que as vendas no varejo total vêm caindo mais do que isso”, explica Gabriel Mariotto, head de Inteligência da Cielo.
Setores de destaque
O setor que apresentou os melhores números foi o de Materiais de construção, com alta de 21,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Super e hipermercados tiveram aumento de 13,2%, enquanto o Móveis e Eletrodomésticos tiveram alta de 7% nas vendas. Afetado pela pandemia e pelas medidas de isolamento social, o setor de Alimentação, Bares e Restaurantes caiu 33,6%.
Regiões
A região Norte apresentou um crescimento de 9,5% na comparação com o evento de 2019. As demais, porém, tiveram queda: Sul (-9,3%); Sudeste (-14,1%); Nordeste (-7,3%); e Centro-Oeste (-4,5%).
Fonte: Consumidor Moderno