A Amazon iniciou a operação de um novo centro de distribuição no país, o quinto em atividade, localizado em Cajamar, na Grande São Paulo. É o maior da companhia no Brasil, com cerca de 100 mil m², levando o grupo a somar área de armazenamento de pouco mais de 300 mil m². Para efeito de comparação, na B2W e Lojas Americanas, que operam interligadas, a área supera os 700 mil m².
A expansão deve ajudar a sustentar a aceleração nas vendas locais. No comunicado, o grupo diz que o Brasil é o país com a maior taxa de crescimento do Amazon Prime no mundo, serviço de assinatura que inclui frete grátis para uma cesta de itens. Os centros da Amazon ainda não estocam produtos dos vendedores de seu “marketplace” (shopping virtual).
A Amazon dobrou o número de categorias em atuação no país desde janeiro de 2019, passando de 15 para pouco mais de 30, e o portfólio passou de 20 milhões de produtos para cerca de 30 milhões, aumento de 50%, considerando itens vendidos e entregues pela Amazon, ou por vendedores parceiros.
Nesse intervalo, a empresa ganhou mercado de redes em situação difícil, como Saraiva e Livraria Cultura, e também estaria ampliando participação no mercado de eletrônicos, liderado por Via Varejo e Magazine Luiza.
Fonte: Valor Econômico